Recreio tem mais de 400 notificações de dengue

Em 2015 os números de notificações suspeitas de dengue em Recreio chegaram a 419, conforme relatório apresentado pela coordenadoria municipal de vigilância epidemiológica. Essas notificações são dez vezes mais do que as ocorridas no ano passado.

Mosquuito_dengue

“Estamos trabalhando para tentar eliminar os focos e os mosquitos adultos através de tratamento focal (foto), UBV Costal, mutirões de limpeza (foto) e durante um mês tivemos o apoio do carro fumacê da DSC02577Secretaria de Estado de Saúde. Para orientar sobre os riscos da doença realizamos mobilizações nas escolas de Recreio e dos distritos”, informou Leandra Rosa da equipe da vigilância epidemiológica.

De acordo Leandra a maioria dos focos do Aedes Aegypti continua sendo encontrado em quintais, terrenos e no interior das residências. Além de transmitir a dengue o mosquito é o vetor da febre chikungunya e do zika vírus.

12295526_888242331253597_1005970057356382700_n

Veja algumas informações de cada doença:

Dengue

Transmissão: O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

Sintomas: Febre alta (geralmente dura de 2 a 7 dias), dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar.

Tratamento: A pessoa com sintomas da dengue deve procurar atendimento médico. As recomendações são ficar de repouso e ingerir bastante líquido. Não existem remédios contra a dengue. Caso apareçam os sintomas da versão mais grave da doença, é importante procurar um médico novamente.

Chikungunya

Transmissão: É transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti (presente em áreas urbanas) e Aedes Albopictus (presente em áreas rurais).

Sintomas: O principal sintoma é a dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Além disso, também são sintomas febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, as mortes são raras.

Tratamento: Como no caso da dengue, não há tratamento específico. É preciso ficar de repouso e consumir bastante líquido. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia.

Zika

Transmissão: Mais uma vez, o Aedes Aegypti é o vilão da história. Mas o vírus também é transmitido pelo Aedes Albopictus e outros tipos de aedes.

Sintomas: O vírus não é tão forte quanto o da dengue ou da chikungunya e os pacientes apresentam um quadro alérgico. Os sintomas, porém, são parecidos com os das doenças “primas”: febre, dores e manchas no corpo. Quem é infectado pelo zika também pode apresentar diarreia e sinais de conjuntivite.

Tratamento: Assim como nas outras viroses, o tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e remédios que aliviem os sintomas e que não contenham AAS.