Registrada morte de macaco na área rural de Recreio

A Secretaria Municipal de Saúde de Recreio registrou a morte de um macaco na área rural, na estrada da Serra das Virgens, via de acesso a BR-116, próxima ao bairro de Leopoldina onde houve ocorrência do óbito de um animal com febre amarela. O caso aconteceu na segunda-feira (6), porém, os moradores do local só informaram na noite de ontem (8).

Secretária de Saúde informando a equipe o caso.
Secretária de Saúde informando a equipe o caso.

Segundo informações da secretária de Saúde, Gabriela Helena de Paula, em reunião com a equipe, “os moradores encontraram o macaco morto no quintal da casa, localizada em área de mata, mas, acabaram jogando o cadáver pra dentro do mato. Nessa quarta-feira (8), por volta das 22h, a filha da moradora nos informou o caso.”

O Site Pólis buscou conhecimentos deste espaço rural e descobrimos que o local é de mata fechada, com acesso ao bairro Três Cruzes (Leopoldina), onde houve ocorrência da morte de um macaco diagnosticado com febre amarela. A divisa das áreas é a BR-116.

IMG-20170309-WA0001“No caso de Recreio, a análise do animal não poderá ser realizada, pois, o corpo não foi encontrado. Nesta situação o cadáver deveria ter sido recolhido em até 24h, com luvas, colocado em saco plástico, congelado e enviado para análise na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. A equipe da epidemiologia está fazendo uma busca na área para ver se encontra o macaco morto na segunda-feira ou outro que porventura apareça”, disse a secretária Gabriela (foto).

Na noite desta quarta-feira, assim que recebeu o comunicado do caso, a secretária de Recreio entrou em contato com a secretária de Saúde de Leopoldina, Lúcia Gama, e ela indicou algumas atividades a serem realizadas em um raio de 3 km: pulverização com UBV Costal; retirada de inservíveis, inclusive dentro da mata; visitar as casas das propriedades rurais; passar orientações sobre a febre amarela; e vacinar os moradores.

“Pedimos a população de Recreio que qualquer macaco que seja encontrado morto que avisem a Secretaria Municipal de Saúde com urgência. Para quem ainda não vacinou contra a febre amarela procure as unidades de saúde”, informou Gabriela Helena. A secretária lembra que “é importante eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti. O mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus, é o mesmo que transmite a febre amarela na área urbana. Se não há mosquito, não há doença”, concluiu.

Veja o ciclo da febre amarela

Ciclos da febre amarela cópia

6 thoughts on “Registrada morte de macaco na área rural de Recreio

  1. zila siqueira Reply

    Quando eu.morava na rua Augusto Morais lá era investado de macaco exclusivo Eu uma vez encontrei 3 em cima da minha fruteira comendo minhas bananais joguei os restante tudo fora..eles vem daquela Mata que tem .

  2. MARIA CRISTINA CORREA DA SILVA Reply

    Precisa fazer uma pulverização
    já fez um ano que realizou a pulverização. Ela combate os mosquitos

  3. Waldinei Reply

    Maria Cristina,isto já está sendo feito,como foi hoje,nas proximidades da Cachoeira de Recreio,que aliás,está bem infestada de larvas.

    • Waldinei Reply

      Maria Cristina,isto já está sendo feito,como foi no dia,num raio de até 3 km,inúmeros focos do mosquito foram encontrados nessa região,espero que nenhum deles seja positivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *