Secretária de Educação de Recreio busca reativação do PROERD nas escolas

A Secretária de Educação de Recreio, Maria José Lacerda “Zezé”, atendendo ao pedido do prefeito Zé Maria Barros, enviou ofício ao comando da 6ª Cia de Polícia Militar Independente de Minas Gerais no qual solicita a reativação do Programa Educacional de Resistência às Drogas “PROERD”, inexistente no Município nos últimos quatro anos.

Maria José Lacerda "Zezé, secretária de Educação de Recreio.
Maria José Lacerda “Zezé, secretária de Educação de Recreio.

No ofício endereçado ao tenente coronel, Jeovani do Carmo Ramos, a secretária Zezé Lacerda solicita que o comando da 6ª Cia da PM disponibilize para a municipalidade o Programa com objetivo de minimizar e/ou erradicar o índice de violência nas escolas.

O PROERD existia em Recreio durante o governo Fernando Coimbra (2005/2012). Nos últimos quatro anos nenhum esforço foi feito para dar continuidade ao programa.

Confira os objetivos da iniciativa:

  • Desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.
  • Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.
  • Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.
  • Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes.
  • Abrir um diálogo permanente entre a “Escola, a Polícia Militar e a Família”, para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.

O ofício foi recebido no dia 11 de maio e o comando da PM está analisando a possibilidade de iniciar as atividades no segundo semestre.

Ofício SMEC- PROERD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *