Projeto do prefeito Zé Maria Barros de resgatar a UTC de Conceição vai começar

Neste sábado (8) o projeto do prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, de resgatar as atividades da Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos “UTC” de Conceição da Boa Vista, abandonada em 2015, começa a ser colocado em prática por meio do curso de “Empreendedorismo e Coleta Seletiva” promovido pelo IFET Sudeste – Campus Juiz de Fora.

Prefeito de Recreio, Zé Maria Barros.
Prefeito de Recreio, Zé Maria Barros.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Diego Pena, que está envolvido no processo de revitalização e retorno das atividades da UTC, junto com o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Danilo Silva, o curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais “IFET” será realizado na E.M Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz e contará com 30 participantes. Além da capacitação com os futuros funcionários da UTC, haverá também um curso direcionado para artesãos e profissionais liberais. As atividades serão desenvolvidas em módulos teóricos e práticos durante um ano.

Em 2017, assim que iniciou a nova administração de Recreio, o prefeito Zé Maria Barros visitou a Usina e ficou indignado com o total abandono do espaço. A área estava tomada pelo mato e os equipamentos sofrendo com a ação do tempo e com os furtos constantes. Ao Site Pólis, em 6 de janeiro, o prefeito disse que realizaria estudos junto com a equipe administrativa para viabilizar o retorno das atividades. “Não podemos deixar um investimento deste porte acabar sem ao menos estudarmos as ideias para solucionar mais este problema herdado da administração que nos antecedeu”, disse Zé Maria, em janeiro.

Situação da UTC em janeiro de 2017.
Situação da UTC em janeiro de 2017.
Situação dos equipamentos em janeiro de 2017.
Situação dos equipamentos em janeiro de 2017.

Um semestre após a sua visita a UTC o “sonho” de praticamente todos os recreienses de vislumbrar a possibilidade do retorno da Usina começa a ser tratado como uma “realidade”. Além das aulas teóricas sobre “Coleta Seletiva e Empreendedorismo” na E.M Professora Nice, haverá também aulas práticas dentro do espaço da Reciclagem de Conceição da Boa Vista.

A Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos, com capacidade para atender uma população de até 20 mil habitantes, começou a funcionar em fevereiro de 2012 e chegou a gerar mais de dez empregos diretos. Em certos momentos a UTC foi administrada por empresas contratadas e em outros pela Prefeitura. Quando as atividades foram abandonadas pelo ex-prefeito Ônio Fialho, em junho de 2015, a Usina contava com 11 funcionários. O investimento de R$ 641 mil considerado como um dos maiores realizados dentro do território de Recreio nos últimos anos foi realizado pela Brookfield Energia Renovável através do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social.

A ideia do prefeito Zé Maria Barros é envolver a futura equipe da Usina entorno da ideia cooperativista. A reciclagem de Conceição da Boa Vista será gerenciada pela ACRAP – Associação de Catadores de Material Reciclável de Além Paraíba, contratada pelo Município por meio de chamamento público.

Funcionários na UTC, em 2013.
Funcionários na UTC, em 2013.

2 thoughts on “Projeto do prefeito Zé Maria Barros de resgatar a UTC de Conceição vai começar

  1. josecanudo@hotmail.com Reply

    Para aquele que estava curioso, quando ia começar. Espero que essa matÉria sirva de RESPOSTA!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *