Futura equipe da UTC de Conceição da Boa Vista começa a ser capacitada

Há dois anos as atividades da Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos “UTC”, localizada em Conceição da Boa Vista, eram interrompidas por negligência administrativa e o investimento de R$ 641 mil ficava abandonado. Agora, com apenas sete meses de governo a administração Zé Maria Barros começa a tornar realidade o resgate da UTC. O primeiro passo está sendo dado com a capacitação da futura equipe de funcionários.

Aula inaugural do curso de capacitação do IFET.
Aula inaugural do curso de capacitação do IFET.

No último sábado (8) o curso gratuito, “Empreendedorismo e Coleta Seletiva” promovido pelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais “IFET” – Campus Juiz de Fora, na E.M Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz deu o pontapé inicial para o resgate da Usina de Reciclagem. Ao todo 30 recreienses estão participando. Além da equipe da UTC, profissionais liberais e artesãos que estão envolvidos no movimento da “Economia Solidária”, estão sendo capacitados. As atividades serão desenvolvidas em módulos durante um ano, com aulas teóricas e práticas.

O objetivo do prefeito Zé Maria Barros é envolver a futura equipe da Usina entorno da ideia cooperativista. A reciclagem de Conceição da Boa Vista será gerenciada pela ACRAP – Associação de Catadores de Material Reciclável de Além Paraíba, contratada pela Prefeitura Municipal por meio de chamamento público.

A aula inaugural contou com a presença do prefeito de Recreio, Zé Maria Barros; da primeira-dama, Patrícia Hargreaves; do secretário de Desenvolvimento Social, Diego Pena; da secretária de Educação e Cultura, Maria José Lacerda; do coordenador do CRAS, Marcelo Andrade; do coordenador do Controle Interno, Henrique Garbero; do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Danilo Silva; dos professores e coordenadores do IFET; e da administração da ACRAP.

A Usina foi inaugurada em fevereiro de 2012 por meio de investimento da Brookfield Energia Renovável com recursos do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social. As atividades foram interrompidas em junho de 2015 por desleixo administrativo do ex-prefeito Ônio Fialho e a partir daí o espaço ficou abandonado, sofrendo com furtos e com a ação do tempo.

Curso de capacitação em Recreio.
Curso de capacitação em Recreio.
Futura equipe da UTC, profissionais liberais e artesãos.
Futura equipe da UTC, profissionais liberais e artesãos.
Visita a UTC de Conceição da Boa Vista.
Visita a UTC de Conceição da Boa Vista.
Reconhecimento do local do local de trabalho.
Reconhecimento do local do local de trabalho.
Coordenadores e professores do IFET com a futura equipe da UTC.
Coordenadores e professores do IFET com a futura equipe da UTC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *