Enfermeiras não podem atender pacientes, segundo decisão judicial

A decisão judicial do juiz da 20ª Vara da Justiça Federal de Brasília, Renato Borelli, vai afetar o funcionamento das Unidades de Saúde de todo o Brasil. A partir de agora, profissionais de enfermagem não podem mais atender pacientes, solicitar exames complementares, prescrever medicações e encaminhar usuários ao atendimento médico em casos mais graves.

Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa.

No documento o juiz suspende a Portaria nº 2.488/2011 do Ministério da Saúde que permitia aos enfermeiros a possibilidade de executar os serviços citados anteriormente. A proibição acatou um pedido do Conselho Federal de Medicina.

DSCN4394Segundo a secretária de Saúde de Recreio, Gabriela Helena de Paula (foto), “a restrição imposta pela decisão judicial irá prejudicar diretamente a vida dos usuários das Unidades de Saúde. Serviços que eram prestados com agilidade agora poderão demorar um tempo maior. Estamos mantendo contato com as Secretarias da nossa região e todos estão buscando informações de como irão lidar com as demandas, tendo em vista, que os profissionais de enfermagem só poderão atuar na área administrativa”, concluiu.

A restrição dos serviços dos enfermeiros tomou conta de vários noticiários do Brasil com manifestações da classe, tanto em redes sociais, como também pelas ruas de diversas cidades. Nesta quarta-feira (11), a partir das 11h, a secretária de Saúde estará ao vivo pela Rádio Mundial FM 104,9, para prestar esclarecimentos sobre a situação.

Confira a decisão. Clique aqui.

One thought on “Enfermeiras não podem atender pacientes, segundo decisão judicial

  1. Carlos Eduardo Reply

    Em que país esses juizes filhos da puta vivem? Já é difícil achar medicos em unidades de saúde publica, agora tiram dos profissionais onde em muitos lugares nunca viram um medico na vida o direito de talvez serem os unicos capazes de salvar vidas, estamos a mercê de deputados corruptos e de uma justiça injusta! Deve ser a hora de trocar os dizeres da bandeira para desordem e regresso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *