Prefeito de Recreio debate possível rebaixamento da 6ª Cia da PM de Leopoldina

O prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, participou na segunda-feira (20) de uma reunião no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, em Leopoldina, com objetivo de debater a possibilidade de rebaixamento da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente de Leopoldina, de acordo com estudos do Governo de Minas através do Comando da Polícia Militar de Minas Gerais.

Prefeito de Recreio, Zé Maria Barros.
Prefeito de Recreio, Zé Maria Barros.

O encontro foi proposto pelo prefeito de Leopoldina, Zé Roberto de Oliveira, e contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, autoridades e demais lideranças políticas da região, além de representantes da Polícia Militar.

Em seu pronunciamento, Zé Maria Barros comentou que a cidade de Recreio tem passado por diversas dificuldades devido ao número reduzido de policiais, atualmente são oito e firmou posição favorável pela manutenção da 6ª Cia em Leopoldina, diante da proximidade do Município com o comando.

Antes de ser elevada à condição de Companhia Independente, no ano de 2009, a Unidade da PMMG em Leopoldina era denominada 34ª Companhia Especial de Polícia Militar, subordinada ao 21º Batalhão da PM em Ubá. Segundo reportagem do parceiro do Site Pólis, Jornal O Vigilante Online, com o rebaixamento do status de “Independente” para “Especial” ou “Comum”, o setor administrativo da Companhia deixaria de funcionar em Leopoldina, passando o serviço a ser feito pelo Batalhão de Ubá. Com esta mudança, alguns policiais militares poderiam ser liberados para o serviço nas ruas, entretanto, os civis que atuam neste setor da PM em Leopoldina, após terem sido aprovados em processo seletivo, poderão ficar sem seu trabalho na cidade. Existe também o receio de que o rebaixamento seja seguido do remanejamento de oficiais para outras unidades da PMMG. Após a reunião desta segunda-feira (20) uma carta será redigida e enviada ao governador de Minas, Fernando Pimentel, contendo o posicionamento contrário à alteração.

A mesa de honra foi composta com as seguintes autoridades: prefeito de Leopoldina, Zé Roberto de Oliveira; presidente da ACIL, Jairo Seoldo; representantes da 6ª Cia PM Ind., major Alexandre de Castro Leal e tenente Getúlio Carlos Rabelo, comandante do 4° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Leopoldina, tenente Guilherme Cantelle; presidente da Câmara de Vereadores de Leopoldina, Pastor Darci Portela;  prefeito de Recreio, Zé Maria Barros; prefeito de Argirita, Carlos Aurelio Carminate Almeida “Cacau”; prefeito de Itamarati de Minas, Hamilton de Moura Filho; delegado de Polícia, Dr. Rafael Sporck, representando a 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Leopoldina; vice-prefeito de Santo Antônio do Aventureiro,  Álvaro Sérgio; prefeito de Astolfo Dutra, Bruno Ribeiro; vice-prefeito de Cataguases, João Batista “Tita”; e o prefeito de Dona Euzébia, Manoel Franklin Rodrigues.

Mesa de honra.
Mesa de honra.
Reunião em Leopoldina.
Reunião em Leopoldina.

Com fotos e informações: O Vigilante Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *