“Em breve Usina de Reciclagem estará em atividade”, disse prefeito de Recreio

Na véspera do Natal o prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, participou da confraternização da equipe capacitada pelo Instituto Federal de Ensino – Campus Juiz de Fora – para atuar na Reciclagem de Conceição da Boa Vista e garantiu que “em breve a Usina estará em atividade”.

Confraternização da futura equipe da Reciclagem.
Confraternização da futura equipe da Reciclagem.

Segundo o prefeito alguns boatos começaram a circular com a informação de que ele seria contra o retorno da Reciclagem. “Eu nunca fui desfavorável a volta da Usina. Em 2016, durante a corrida eleitoral, firmamos o compromisso de colocá-la em funcionamento e nos próximos meses espero estar voltando aqui para reinaugurá-la. Além de ser importante para o meio ambiente a Usina é fonte de geração de emprego e renda”.

Desde julho cerca de 15 pessoas participaram do curso de capacitação do Instituto Federal de Ensino – Campus Juiz de Fora – realizado aos sábados com aulas teóricas na E.M Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz e práticas no espaço da Usina. Este mês todas receberam o certificado de conclusão do curso. Uma das alunas, Lúcia, durante a confraternização falou em nome da turma e agradeceu o empenho do prefeito para a volta da Reciclagem. O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Recreio, Danilo Silva, incentivador do resgate do empreendimento, também participou do encontro e no uso da palavra parabenizou o executivo municipal pelo seu dinamismo nas ações desempenhadas em 2017 e destacou o retorno das obras do Conjunto Habitacional na mesma localidade.

Lúcia falando ao prefeito.
Lúcia falando ao prefeito.

A Usina, localizada no distrito de Conceição da Boa Vista a cerca de 5 km do distrito sede, foi inaugurada em fevereiro de 2012 através de investimentos da Brookfield Energia Renovável com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social “BNDES” no valor de R$ 641 mil. Em junho de 2015 por negligência administrativa as atividades do maior empreendimento realizado em Recreio na área ambiental foram paralisadas. Desde então ela ficou abandonada, sofrendo com furtos e com a ação do tempo. Com o fechamento da Usina os resíduos sólidos passaram a ser enviados para o aterro sanitário União Recicláveis, localizado na BR-116.

Este ano a proposta do prefeito Zé Maria Barros começou com a limpeza do espaço e a reestruturação da parte física da Reciclagem. Equipamentos, rede elétrica, portas, janelas e outros, foram revitalizados. O curso oferecido pelo Instituto Federal de Ensino foi uma das contrapartidas da Associação de Catadores de Material Reciclável de Além Paraíba “ACRAP” contratada pela Prefeitura Municipal por meio de chamamento público para gerenciar a Usina de Conceição.

Prefeito ouvindo a aluna Lúcia.
Prefeito ouvindo a aluna Lúcia.

 

Prefeito garantindo o retorno da Usina.
Prefeito garantindo o retorno da Usina.
Confraternização da futura equipe da Usina.
Confraternização da futura equipe da Usina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *