SUPRAM autoriza retorno das atividades da Usina de Reciclagem de Conceição

A Superintendência Regional de Meio Ambiente – SUPRAM – Zona da Mata, órgão regulador de assuntos ambientais vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, emitiu autorização para o retorno das atividades da Usina de Reciclagem do distrito de Conceição da Boa Vista.

Usina de Reciclagem de Conceição da Boa Vista.

Confira o Certificado LAS – Cadastro nº 43429218/2018:

“A Superintendência Regional de Meio Ambiente da Zona da Mata, no uso de suas atribuições, com base no art. 4º, inciso V da Lei nº 21.972, de 21 de janeiro de 2016, de acordo com o art. 54, parágrafo único, inciso I do Decreto 47.042, de 06 de setembro de 2016 e art. 8º, inciso III e seu §4º, inciso I, da Deliberação Normativa COPAM nº 217, de 6 de dezembro de 2017, concede à empresa Prefeitura Municipal de Recreio – UTC Recreio, CNPJ 17.735.754/0001-92, Licença Ambiental Simplificada, modalidade LAS/Cadastro, para a atividade principal Unidade de triagem de recicláveis e/ou de tratamento de resíduos orgânicos originados de resíduos sólidos urbanos, Quantidade Máxima Operada de Resíduo Sólido Urbano (t/dia): 5,0, com critério locacional 0 enquadrada na DN COPAM nº 217/17 sob o código E-03-07-9, localizado na Zona Rural, no Município de Recreio, no Estado de Minas Gerais, coordenadas Latitude 21º32’12,66” Longitude 42º26’6,54”, em conformidade com normas ambientais vigentes. Certificado emitido eletronicamente, nos termos do art. 20, da Lei Estadual 21.972/2016 e art. 8º, §4º, I, da DN COPAM 217/17, com base nas informações prestadas pelo empreendedor. ”

De acordo com o engenheiro ambiental, Ígor Miranda (foto), coordenador da área técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, chegar a esta licença não foi fácil. “Foram muitos dias de estudos de documentos, idas e vindas da sede da SUPRAM, em Ubá, e muita dedicação. Esta vitória é de todos que querem o melhor para a nossa cidade. Lembro-me de uma frase do prefeito José Maria Barros na primeira semana de governo quando visitamos a Usina: “não podemos deixar um investimento deste porte acabar”. ”

A Usina de Reciclagem, localizada no distrito de Conceição da Boa Vista, a cerca de 5 km da área urbana de Recreio, foi inaugurada em fevereiro de 2012 através de investimentos da Brookfield Energia Renovável com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social “BNDES” no valor de R$ 641 mil. Porém, em junho de 2015 por negligência administrativa as atividades foram paralisadas. Até 2017 o espaço ficou abandonado, sofrendo com furtos e com a ação do tempo. A partir da suspensão da operação os resíduos sólidos “lixo” passaram a ser enviados ao aterro sanitário União Recicláveis na BR-116.

Com o início do governo José Maria Barros (2017-2020) o compromisso firmado durante a corrida eleitoral de 2016 começou a ser cumprido e diversas ações já foram desempenhadas a fim de colocar a Usina em funcionamento, dentre eles: reestruturação de equipamentos, instalação de rede elétrica e de água, limpeza geral e etc. Além de treinamento da futura equipe operacional por meio do Instituto Federal de Ensino – IF – Sudeste, como contrapartida da Associação de Catadores de Material Reciclável de Além Paraíba “ACRAP” que irá gerenciar a Reciclagem.

A data para retorno das atividades ainda não foi informada. A expectativa do prefeito de Recreio é de gerar emprego para 10 ou 15 pessoas.

Prefeito na Usina, em dezembro de 2017, com a futura equipe operacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *