Poço perfurado próximo à ETA deve gerar metade da vazão para abastecer Recreio

Depois de duas tentativas frustradas, enfim, um poço artesiano perfurado próximo à Estação de Tratamento de Água encontrou um volume de água considerável para ajudar a cidade em períodos de crise hídrica. Segundo os técnicos da COPASA a perfuração desta semana deve gerar aproximadamente 10 litros/seg., ou seja, quase a metade da vazão necessária para abastecer Recreio.

Perfuração do poço.

Desde o fim de abril os técnicos da COPASA estão na cidade executando os serviços pleiteados pelo prefeito José Maria Barros junto ao Governo Estadual – Secretaria das Cidades – e que contou com apoio parlamentar do deputado Estadual, Isauro Calais.

Prefeito de Recreio e diretor do SAAE.

Na primeira perfuração, no pátio da Prefeitura Municipal, o poço chegou a 150 m de profundidade e a expectativa é que ele forneça 8 mil litros/h. Em seguida foram feitas duas tentativas, uma no pátio da exposição e outra no SAAE, sem êxito.

Nesta semana os técnicos deslocaram-se para um terreno próximo a ETA, no bairro do Alto do Asilo, e dali veio a notícia que todos queriam ouvir: acharam água. Segundo o diretor do SAAE, José Augusto de Souza Filho “Dutinha”, a proposta é canalizar a água em direção a Estação e lá tratá-la. Sendo utilizada somente nos períodos críticos.

Em conversa com o prefeito José Maria Barros, o executivo disse estar muito satisfeito com o trabalho. Ele lembrou que não para por ali. Nesta sexta-feira (18) ele entrou em contato com o deputado Isauro Calais e o parlamentar conseguiu na COPASA a autorização para perfurar mais um poço, desta vez no espaço da ETA. Os serviços começam na próxima semana.

Técnicos da COPASA no serviço.
Poço próximo à ETA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *