Prefeito José Maria Barros retorna com Recreio ao Circuito de Serras e Cachoeiras

Em meio a proposta da ONG Amigos do Trem de resgatar o movimento ferroviário na região através do trem turístico “Trem Rio-Minas” e com Recreio sendo parte fundamental para colocar o trem nos trilhos, o prefeito José Maria Barros deu um passo importante para pleitear recursos para área turística. O município retornou ao Circuito de Serras e Cachoeiras depois de 8 anos.

A parceria entre a Prefeitura e a agência regional aconteceu esta semana durante reunião entre o chefe do executivo municipal e as representantes do Circuito, Vilmara Alves (presidente) e Sônia Dias (gestora). Participaram também os nomeados pelo prefeito para acompanhar o projeto do trem turístico, Marcelo Andrade e Henrique Garbero.

Recreio não fazia parte do Circuito de Serras e Cachoeiras desde 2010. De acordo com as representantes, por vários anos houve diversas tentativas de retornar com o município para a agência. Elas lembraram que Recreio foi uma das cidades fundadoras da entidade.

O prefeito José Maria Barros, entusiasta do Trem Rio-Minas, disse que as próximas etapas serão: criação do Conselho Municipal de Turismo, nomeação de conselheiros e elaboração de projetos. O Conselho terá a função de atuar ao lado do poder público em ações.

Com a refiliação no Circuito, Recreio poderá pleitear recursos federal e estadual – ICMS Turístico – para investimentos na área, pois, um dos critérios para buscar estes incentivos financeiros é justamente a participação em um circuito reconhecido pela Secretaria de Estado de Turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *