Eleições 2018: 24 anos depois, prefeito de Recreio consegue fazer dep. Estadual majoritário

Nas Eleições 2018 uma marca histórica foi quebrada no cenário político recreiense: desde 1994 os prefeitos de Recreio não conseguiam fazer um deputado Estadual majoritário no Município. No último domingo (7), 24 anos depois, Isauro Calais (MDB), com apoio do prefeito José Maria Barros, alcançou o status de deputado mais votado em Recreio, com 1.230 votos.

José Maria Barros e Isauro Calais.

A última vez que este fato ocorreu foi nas Eleições 1994, quando o Município era administrado pelo atual vice-prefeito, João Dólar. Na época ele apoiou para candidato a deputado Estadual o então superintendente Regional da Caixa Econômica Federal e filho do ex-prefeito, José Amaury Teixeira de Barros, José Maria Barros.

Naquele ano, José Maria, obteve 2.940 votos. Em toda Minas Gerais ele totalizou 23.992 votos e tornou-se o primeiro recreiense a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Nos anos seguintes, mesmo sem apoio do prefeito Oninho (1997-2004), ele continuou sendo o candidato mais votado no Município, mas, nas duas oportunidades – 1998 e 2002 –, José Maria não conseguiu se reeleger deputado. Naquelas eleições o deputado do governo era Gustavo Corrêa, que ficou em segundo lugar nas duas oportunidades.

Nos anos de 2006 e 2010, período da administração Fernando Coimbra (2005-2012), o deputado mais votado foi Braulio Braz, indicado pela oposição. O mesmo fato aconteceu em 2014, quando Oninho (2013-2016) estava mais uma vez à frente da Prefeitura e o majoritário foi Lafayette Andrada, apoiado pela oposição.

Em 2018, Isauro Calais (MDB) conseguiu 41.766 votos em Minas. O parlamentar não se reelegeu. Ele será o primeiro suplente da sua coligação. Nas Eleições de 2014, pelo PMN, Calais não teve nenhum voto no Município. Ele foi eleito para legislatura 2015-2018 com 51.569 votos. Sua campanha, em Recreio, teve como base principal a perfuração dos poços artesianos, articulada por ele para combater a crise hídrica. Calais recebeu apoio também do vice-prefeito, João Dólar; e dos vereadores, Paulinho Pintor, Pororoca, Fabrísio “Pão Doce” e Marcel.

Confira a mensagem de agradecimento do deputado

Por muito pouco não conseguimos votos suficientes para a Assembleia Legislativa, sou o primeiro suplente da nossa coligação. Mas ainda assim segue acesa em nossos corações a vontade de fazer mais por nossa Minas Gerais.

Gostaria de agradecer a todos e todas que estiveram conosco nessa caminhada, foi maravilhoso poder contar com o apoio e afeto de vocês.

Para os próximos quatro anos, espero que os interesses do povo sejam sempre colocados em primeiro lugar e que sigamos lutando por mais dignidade para todos os mineiros, com o máximo respeito pela nossa democracia. Que Deus nos abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *