9 de cada 10 prefeituras de Minas terão dificuldades para pagar o 13º dos funcionários

O programa Bom Dia Brasil da TV Globo desta quarta-feira (28) apresentou uma reportagem sobre o caos nas administrações municipais de Minas Gerais, influenciado pela dívida do Governo do Estado com as prefeituras. A situação é tão grave que 9 de cada 10 prefeituras terão dificuldades para pagar o 13º salário dos funcionários ao final deste ano.

A Associação Mineira de Municípios “AMM” informou que 40% das 853 cidades já decretaram calamidade financeira. Na nossa região, Leopoldina, Cataguases, Muriaé, Dona Euzébia, Miraí e etc., já emitiram decretos deste tipo.

Na cidade de Recreio, até o momento, houve redução do expediente das repartições públicas, passando a funcionar de 7h às 13h, com exceção de serviços essenciais. Segundo o prefeito José Maria Barros outras medidas estão em estudo para adequar a administração ao atual momento de dificuldades financeiras.

Uma paralisação geral das cidades da região está sendo programada para os dias 10 e 11 de dezembro. No dia 7, em Juiz de Fora, haverá um grande encontro que definirá os detalhes.

A AMM calcula que a dívida do Governo Estadual com as prefeituras é de mais de 10 bilhões. Em Recreio, o débito passa de R$ 2,5 milhões. Os recursos retidos são referentes ao repasse de ICMS, Transporte Escolar, Piso Mineiro da Assistência Social, Saúde, FUNDEB e etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *