Rede Conectando Saberes promove Seminário Conectando Boas Práticas em Leopoldina

A rede de professores Conectando Saberes – Núcleo de Leopoldina –, apoiada pela Fundação Lemann, promoveu no último sábado (30) o Seminário Conectando Boas Práticas, no Clube do Moinho, em Leopoldina. A programação contou com palestra de Jana Barros, coordenadora pedagógica na Bahia, e apresentação dos trabalhos selecionados no 1º edital. Cerca de 400 profissionais da educação entre professores, supervisores, diretores e secretários municipais estiveram presentes.

Autores dos projetos selecionados.

Por todo o Brasil aconteceram Seminários neste mesmo molde com objetivo de reconhecer, valorizar e realizar momentos de trocas de experiências entre educadores. Uma marca importante para o Núcleo de Leopoldina foi a 3ª colocação em números de projetos inscritos entre todos os Núcleos, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os mais de 100 projetos inscritos na região de Leopoldina passaram por uma banca examinadora formada por profissionais indicados pela Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Recreio, além de professores da Núcleo regional.

O Seminário começou com a palestra de Jana Barros, coordenadora pedagógica da rede estadual da Bahia no CES SEABRA, na região da Chapada da Diamantina. A palestrante contou um pouco de sua experiência profissional como professora e respondeu algumas perguntas do público presente. Jana foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Civita, na categoria Gestão. Em 2014, ela representou o Brasil na ONU no REDUCA.

Palestrante, Jana Barros.
Jana Barros falando ao público.

O ponto alto do evento foi a apresentação dos trabalhos selecionados: Trabalhando as Emoções, autora: Fabiana Gonçalves Barbosa, Pré-Escolar Municipal “Cantinho da Amizade” Anita Borela (Leopoldina); Corrida Rústica CAIC, autor Villy França Marques Barbosa, Escola Municipal Professora Maria da Conceição Monteiro de Resende (Leopoldina); Pedalada Literária da professora Bela, autora Lauriana Gonçalves de Paiva Guttierrez, Colégio de Aplicação João XXIII (Juiz de Fora); Desrotulando: Alimentação Saudável Dentro e Fora da Escola, autora Tércia Vargas dos Santos, Escola Municipal Ribeiro Junqueira (Leopoldina); É tão lindo! Valorizado nossas diferenças!, autora Eloisa soares Fialho Portugal, Creche Municipal Maria Aparecida Silva Conte (Leopoldina); A Mala Maluca da Vovó Zenilda, autora Ellen de Paula Moreira Abreu, Escola Municipal Santos Dumont (Juiz de Fora); Semana do Protagonismo Juvenil e Valorização do Estudante,  autora Milene Guerra Basile Xavier (representada pela professora Francis), Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado (Leopoldina); Da Criação à Difusão: Unindo Arte e Tecnologia na Produção Artística em Contexto Escolar, autor Alan Villela Barroso, Escola Estadual Enéas França (Leopoldina); O Uso de Novas Tecnologias nas Práticas Educacionais, autora Ana Cláudia Duarte, Escola Municipal Ribeiro Junqueira (Leopoldina); Projeto Alimentação Saudável, autora Juliene Ferreira de Oliveira, Escola Municipal Botelho Reis (Leopoldina). Ao final todos os autores receberam uma placa de reconhecimento pelo projeto desenvolvido.

O Seminário em Leopoldina foi uma realização da Rede Conectando Saberes – Núcleo Leopoldina – com o apoio da Fundação Lemann e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Recreio e UEMG/Leopoldina.

Seminário Conectando Boas Práticas.
Professores da Rede, João Paulo e Ana Cristina, com secretária de Recreio e representante de Leopoldina.
Banca examinadora dos projetos inscritos.
Autores dos projetos selecionados e os examinadores.
Apresentação de projeto.
Apresentação de projeto.
Apresentação de projeto.
Apresentação de projeto.
Apresentação de projeto.
Apresentação de projeto.
Apresentação de projeto.
Apresentação de projeto.
Apresentação de projeto.
Apresentação de projeto.

A Rede Conectando Saberes

A Conectando Saberes interliga professores (as) de todo o Brasil, estejam eles (as) atuando em sala de aula, na coordenação pedagógica, na diretoria da escola ou na Secretaria de Educação, com a finalidade de criar uma rede de apoio para professores e reduzir a solidão desse profissional. Juntos, esses educadores buscam fortalecer a profissão docente, compartilhando aprendizados, angústias, desafios e vitórias da construção de uma educação pública de qualidade.

Em todos os núcleos, os educadores da Conectando Saberes se engajam diariamente para garantir mais qualidade e equidade na aprendizagem dos alunos, aplicando práticas inovadoras em sala de aula, construindo iniciativas transformadoras e compartilhando projetos uns com os outros.

Seja em encontros regionais, nacionais ou virtuais, educadores do país inteiro constroem espaços coletivos para o diálogo, a troca e o fortalecimento da profissão através da Conectando Saberes e das oportunidades que ela oferece.

A rede conecta professores e gestores públicos, tornando possíveis transformações pensadas e estruturadas por ambas as partes. Ela também incentiva o reconhecimento de quem está fazendo diferença em sala de aula, inspirando professores para além da rede.

Em Leopoldina, a Rede Conectando Saberes está presente desde maio de 2018.

Professores da Rede Conectando Saberes – Núcleo Leopoldina.
Seminário em Leopoldina.
Rede Conectando Saberes com diretor e estudantes da UEMG de Leopoldina.

Participação da Secretaria de Educação e Cultura de Recreio

A Secretaria de Educação e Cultura de Recreio, através da secretária Maria José Lacerda “Zezé”, participou ativamente do Seminário Conectando Boas Práticas. A parceria foi firmada a convite do professor da E.E. Presidente Carlos Luz (Conceição da Boa Vista), Leonardo Ribeiro. A rede de educação de Recreio formou um grupo de professores responsáveis pela avaliação dos projetos inscritos: Fabiana Gouvêa Fontes – professora de educação infantil; Maria Aparecida de Souza Mendes “Cidinha” – professora de Língua Portuguesa do ensino fundamental II; e Márnio Jatobá – assessor pedagógico. Todos estiveram presentes no Seminário.

Secretária de Recreio, Zezé; professor Leonardo Ribeiro, da Rede Conectando Saberes; e os examinadores, Fabiana Gouvêa, Cidinha e Márnio Jatobá.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *