4 anos depois de ser abandonada, Usina de Triagem de Conceição da Boa Vista será reativada

Em 2012, o município de Recreio conquistou o maior investimento de sua história na área socioambiental – Usina de Triagem – instalada no distrito de Conceição da Boa Vista. Porém, com a troca de governo na Prefeitura Municipal, aquele investimento de mais de meio milhão de reais foi totalmente abandonado em 2015. Agora, 4 anos depois a Usina será reativada. O retorno foi um dos compromissos do atual prefeito José Maria Barros durante a campanha eleitoral de 2016.

Usina de Triagem de Conceição da Boa Vista.

A Usina fica no distrito de Conceição da Boa Vista, a aproximadamente 5 km da área urbana de Recreio, na estrada que dá acesso a estrada Recreio-Angaturama. O investimento na área socioambiental foi realizado pela empresa Brookfield Energia Renovável, gestora da UHE Barra do Braúna, com recursos financeiros de R$ 641 mil do BNDES.

A inauguração aconteceu em fevereiro de 2012, durante o governo Fernando de Almeida Coimbra (2005/2012). Entretanto, com a troca de governo na Prefeitura Municipal, em junho de 2015, na gestão de Ônio Fialho Miranda, as atividades da Usina foram encerradas e a partir dali o espaço ficou totalmente abandonado.

Durante a corrida eleitoral de 2016, o então candidato José Maria Barros (foto) firmou o compromisso de retornar com as atividades caso chegasse ao cargo de chefe do executivo municipal. José Maria venceu as eleições e em 2017 mesmo começaram as funções para voltar com o funcionamento da Usina. Segundo informações, toda a estrutura teve que ser recuperada e autorizações de órgãos ambientais para a operação dentro das normas foram adquiridas.

Usina, no início de 2017.
Usina, em 2019.
Usina, no início de 2017.
Usina, em 2019.

Para gerenciar a Usina, a Prefeitura Municipal contratou a ACRAP “Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Além Paraíba”. Ao todo serão 10 trabalhadores, moradores do distrito, que estão tendo a oportunidade de ter uma geração de renda para suas famílias.

A solenidade oficial de reativação acontece neste sábado (21), a partir das 9h, com participações de autoridades. O coral do 5ª ano (professora Juçara Rosa) da E.E. Presidente Carlos Luz e a Fanfarra EEPCL Professora Lelu participarão estão confirmadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *