Infestação de cupins em Capela do século XIX em Conceição da Boa Vista preocupa comunidade

Uma infestação de cupins na Capela de Santo Antônio, de 1893, ou seja, do século XIX, localizada na Praça Prefeito José Amaury Teixeira de Barros, em Conceição da Boa Vista, preocupa a comunidade do distrito. O Site Pólis entrou em contato com Padre Edison Campos, administrador paroquial, e segundo ele já há um planejamento para a descupinização.

Capela de Santo Antônio.

A “Capelinha”, como é carinhosamente chamada pelos moradores, é uma das atrações arquitetônicas do distrito, que ainda conta com a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de 1822, e que passou por reformas entre julho e agosto.

Em visita a Capela o Site Pólis encontrou vários pontos com trilhas de cupins nos portais, teto e no altar. Outro problema antigo no prédio são as abelhas, este até o momento está resolvido, mas, os moradores relataram que elas voltam em determinadas épocas do ano.

Conversamos com Padre Edison Campos sobre a situação dos cupins e perguntamos se há alguma medida da administração paroquial para esta situação. Prontamente, ele respondeu:

“Acho interessante um artigo sobre a situação da Capela. Um fazendeiro (não temos autorização para citar o nome) ofereceu um bezerro para fazer uma rifa para iniciar a descupinização. As abelhas foram retiradas e um profissional da área de construção está terminando um serviço para iniciar sua parte nas obras. Um pintor amigo e famoso vai restaurar. Feliz ano novo, muita paz e alegria neste novo ano que irá iniciar.”

Capela na Praça Pref. José A. T. de Barros.
Fachada da Capela.
Altar todo em madeira.
Cupins no altar.
Segundo piso da Capela.
Cupins no teto.
Altar visto do segundo piso.
Cupins no teto.
Portal da entrada.
Cupins no portal da entrada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *