Recreio adere programa federal “Criança Feliz” para ajudar no desenvolvimento de crianças até 6 anos

O município de Recreio aderiu ao programa federal “Criança Feliz” com objetivo de ajudar no desenvolvimento de crianças até 6 anos de idade. Os atendimentos, através do Centro de Referência de Assistência Social “CRAS”, iniciam com as gestantes.

Foto: Clarice Castro/Ministério da Cidadania – Foto: Clarice Castro – MDS

De acordo com o site do Ministério da Cidadania, o “Criança Feliz” é o maior programa de visitação domiciliar para o desenvolvimento da primeira infância do mundo, está presente em mais da metade dos municípios brasileiros.

O programa é uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre 0 e 6 anos ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral.

A adesão de Recreio aconteceu ao final de dezembro. Segundo informações, a próxima etapa será uma capacitação em Belo Horizonte. O passo seguinte será a formação da equipe de trabalho. O programa é custeado pelo Governo Federal.

Público prioritário

  • Gestantes, crianças de até 3 (três) anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família;
  • Crianças de até 6 (seis) anos e suas famílias beneficiárias do BPC2;
  • Crianças de até 6 (seis) anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Objetivos

  • Ao  Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;
  • Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;
  • Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade;
  • Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem;
  • Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *