Senado Federal aprova adiamento das Eleições para novembro

O Senado Federal aprovou em primeiro turno no início da noite desta terça-feira (23) a Proposta de Emenda à Constituição 18/2020, que trata do adiamento das Eleições 2020. No texto da proposta o pleito deixa de ser 4 de outubro e passa para 15 de novembro. A mudança foi motivada pela pandemia do novo coronavírus.

A PEC foi aprovada em primeiro turno por 67 senadores, com 8 votos contrários e 2 abstenções. Os senadores deverão votar a matéria em segundo turno ainda nesta noite.

Em cidades aonde há possibilidade de segundo turno o pleito passa do dia 25 de outubro para dia 29 de novembro.

Se as condições sanitárias, por causa da coronavírus, não permitirem realizar as Eleições para escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores por todo o Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral “TSE” poderá alterar as datas até o dia 27 de dezembro.

Os senadores ainda precisam votar os destaques (propostas de mudança na redação) para concluir a votação da PEC em primeiro turno. Esta etapa não havia sido finalizada até a última atualização desta reportagem.

Por se tratar de uma PEC, o projeto ainda precisa passar na Câmara dos Deputados Federais em dois turnos, sendo necessário 308 deputados a favor da mudança, do total de 513 parlamentares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *