Equipe do Censo treina para iniciar pesquisa em Recreio no dia 1º de agosto

A equipe do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas “IBGE” está passando por treinamento para iniciar a pesquisa mais importante da história atual de Recreio no dia 1º de agosto.

Serão 11 recenseadores que percorrerão toda a área urbana e rural do Município: Caio Dorigo, Celso de Souza, Hannah Lorem Botelho, Laura Cristina, Laura Menezes, Leonardo Rodrigues, Liana Correa, Lucas de Souza, Rafael Ferreira, Taynara Lopes e Thais Alves. Eles são coordenados pelo agente censitário supervisor, Pedro Gil Cardoso Gonçalves.

A equipe está utilizando o Centro Cultural Aristides Dorigo como ponto de apoio e coleta.

Os recenseadores estarão sempre com o crachá e com o colete. As entrevistas serão feitas por meio de um aplicativo em smartphones. Qualquer dúvida que o morador tiver, ele pode consultar o site do IBGE informando o nome e a matrícula para verificar se realmente ele é recenseador.

A coleta de dados deve seguir até outubro. A previsão é que a divulgação do Censo seja feita no começo do ano que vem.

Importância do Censo

O Censo é importantíssimo para os municípios, pois é ele que mostra as necessidades das localidades e as políticas-públicas que devem ser direcionadas para aquele território. Outro assunto ainda mais relevante é referente a relação entre o número de habitantes e o repasse de recursos federais por meio do Fundo de Participação dos Municípios “FPM”. Caso haja queda muito grande na população este repasse financeiro pode diminuir, pois a quantidade de habitantes determina o coeficiente do Fundo.

Dados de Recreio

O último Censo aconteceu em 2010. Naquele ano Recreio registrou 10.299 habitantes. Anualmente o IBGE lança uma estimativa populacional, baseado em diversos dados, e atualmente o cálculo é de 10.522 habitantes.

A pesquisa deveria ter acontecido em todo Brasil no ano de 2020, porém por causa da pandemia da covid-19 ela foi adiada e no ano seguinte devido corte de recursos financeiros para o levantamento mais uma vez foi protelada.

Recreio, atualmente, está na linha do coeficiente de 0,8 (cidades com 10.189 a 13.584 hab.). Se cair para 10.188 ou menos o coeficiente fica em 0,6 e o recurso federal (FPM) diminui. O FPM é uma das principais fontes da Prefeitura para pagamento de pessoal e manutenção de serviços básicos de educação, saúde, assistência social e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *