O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro retirou o título do Friburguense, comandado pelo recreiense Merica, conquistado na Copa Rio 2016. A decisão do Tribunal foi com base na denúncia feita pela Portuguesa, antes da grande final, de suposta irregularidade na escalação do zagueiro Diego Guerra.
A decisão de punir o Frizão em primeira instância foi unânime, foram 5 votos a 0, porém, após a sentença o supervisor de futebol do clube, José Siqueira, indicou que deve acionar às últimas instâncias, conforme consta no site Inter TV Esporte, afiliada do Globo Esporte.
O caso do zagueiro é por conta da sua inscrição na Copa Rio, que deveria ter sido feita até 29 de agosto, mas como o atleta retornava de empréstimo após rescindir com o Macaé, ele só teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário “BID” da CBF no dia 8 de setembro e regularizado pela Federação do Rio “FERJ” somente dia 12, confirmado pelo júri como um ato irregular.
Com a decisão do Tribunal, o Friburguense perdeu 6 pontos e recebeu uma multa de R$ 400. Como prêmio de consolação o time ficou com a vaga na Copa do Brasil 2017. A Portuguesa foi declarada campeã e ganhou o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D 2017.