O Ideal E.C não joga mais na fase de grupos da VII Copa dos Campeões da Liga Esportiva de Cataguases. O motivo é a eliminação do 15 de Novembro (Laranjal) e a desistência do Paduano (Santo Antônio de Pádua). Diante disto, o Azulão vai para o mata-mata das quartas de finais com a melhor campanha da fase de classificação.
O 15 de Novembro foi eliminado da competição por decisão do departamento técnico/disciplinar da Liga Esportiva de Cataguases por não ter comparecido ao jogo da última quarta-feira (22) contra o Paduano, em Santo Antônio de Pádua. A equipe de Laranjal foi suspensa por 2 anos de participar de todas as competições promovidas pela LEC e ainda recebeu uma multa de pagamento de 20 cestas básicas no valor de R$ 60 cada.
A desistência do Paduano foi acatada pelo departamento da Liga, após a direção do time do Estado do Rio solicitar por meio de ofício. A equipe não tinha mais chances de classificação e ainda teria dois jogos fora de casa, contra Laje (Laje do Muriaé) e Ideal.
Com a conclusão do grupo B da Copa dos Campeões o Ideal E.C vai terminar com 16 pontos e o Laje (Laje do Muriaé-RJ) com 13. O Azulão só volta a jogar, possivelmente, no dia 9 de junho, fora de casa. O adversário só será conhecido após o término da fase de grupos e o sorteio das quartas de finais.