Os hospitais – Casa de Caridade Leopoldinense (Leopoldina) e Hospital São Salvador (Além Paraíba) –, ambos referência para tratamento da Covid-19 na região, receberam equipamentos para o atendimento dos casos mais graves, em Unidades de Tratamento Intensivo “UTI”. Os cardioversores e os ventiladores foram entregues pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Casa da Caridade Leopoldinense:
- 1 cardioversor;
- 7 ventiladores pulmonares.
Hospital São Salvador:
- 1 cardioversor;
- 5 ventiladores pulmonares.
O administrador da Casa de Caridade Leopoldinense, Wolney Aguilar Silva, destacou a importância da chegada dos equipamentos para o atendimento da população: “a casa de Caridade, hospital que atende Leopoldina, Argirita, Laranjal, Palma e Recreio, recebe com muito prazer esse aporte de equipamentos que vai nos ajudar no combate ao Covid-19. Continuaremos lutando contra essa doença, mas no final sairemos vencedores”, disse.
Segundo o gerente Regional de Saúde de Leopoldina, Renan Guimarães, a entrega dos aparelhos é parte do Plano de Contingência Macrorregional. “A elaboração do plano nos permitiu prever a ampliação de leitos e viabilidade do uso de equipamentos, como os respiradores, do estado nos hospitais de referência para a Covid-19 na região”, ressaltou.
De acordo com a administradora do Hospital São Salvador, Bethânia Reis de Souza Gracioli, o recebimento desses equipamentos ajuda a unidade hospitalar a tornar mais efetiva a atuação no combate à Covid-19. “Com a chegada desses respiradores, nós criamos uma retaguarda para o atendimento à população”, pontuou. A administradora do hospital também lembrou que a sociedade deve continuar contribuindo para o combate ao coronavírus. “É importante que a população não crie uma falsa sensação de segurança e continue a manter as medidas de distanciamento social”, finalizou.
Com a chegada dos equipamentos o Hospital São Salvador duplicou o número de leitos de UTI, metade exclusivos para Covid-19. A Casa de Caridade Leopoldinense, por sua vez, triplicou a oferta de leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19.
Com informações: O Vigilante Online e SES-MG.