A pesquisa desenvolvida pelo Instituto Votorantim intitulada “Índice de Vulnerabilidade Municipal – IVM” mostra o grau de fragilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia da Covid-19. O grau de vulnerabilidade de Recreio é alto: em relação aos 5.570 municípios do Brasil, a cidade está em 33º lugar; diante dos 853 municípios de Minas Gerais, ela fica em 5º; e diante das 142 cidades da Zona da Mata Mineira, Recreio está em 1º lugar em fragilidade.
De acordo com o site do Instituto Votorantim, a pesquisa utilizada dados secundários públicos obtidos por meio de fontes oficiais. Os dados estão disponíveis gratuitamente no site http://institutovotorantim.org.br/municipioscontraocorona/ivm/.
O sistema do IVM permite a realização de buscas por regiões geográficas, pilares temáticos, níveis de criticidade e o cruzamento com o número de casos confirmados e óbitos por município, que são atualizados diariamente.
A pesquisa não tem como detalhar ou avaliar as ações em curso ou medidas de combate a pandemia adotadas nos diversos municípios brasileiros. A ideia é apoiar gestores públicos e privados envolvidos em ações de combate à pandemia.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal na segunda-feira (13) Recreio tem 47 casos suspeitos (síndrome gripal que realizaram ou não exame), em isolamento domiciliar; 13 pacientes confirmados em quarentena domiciliar, 2 internados em hospital referência, 1 óbito e 17 curados; e outros 79 casos descartados.