Lançado catálogo do projeto de educação patrimonial de Recreio: “Objetos que Falam”

Nesta sexta-feira (20), aconteceu o lançamento do catálogo do projeto de educação patrimonial de Recreio: “Objetos que Falam – um cruzamento entre um trem, uma cidade e sua gente”. Os materiais serão distribuídos na rede municipal aos estudantes do ensino fundamental II.

Prof. José Francisco; assessora Maria Thereza; conselheira, Talita Finamore; primeira-dama, Patrícia Surerus; prefeito José Maria Barros; e Prof. Leonardo Ribeiro.

Segundo informações, o projeto nasceu da ideia de direcionar o olhar jovem para os objetos ligados à história da ferrovia, que estão expostos no Centro Cultural Aristides Dorigo e guardam em seus símbolos elementos de relevância para a compreensão histórica da formação cultural de Recreio.

Participaram do projeto alunos da E.M. Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz.  Foram ofertadas oficinas de desenho, ministradas pelo Professora de Artes da rede municipal e da rede estadual, José Francisco Rosa dos Santos. O objetivo foi propor uma reflexão sobre o patrimônio histórico, identidade e memória através dos elementos presentes na arte da indumentária, dos instrumentos de comunicação e das placas de sinalização. Para tanto, foi escolhido os objetivos inventariados, tendo em vista que desta forma eles já foram consagrados publicamente como objetos de memória e, portanto, patrimônio cultural de Recreio.

Participaram do lançamento do catálogo: prefeito de Recreio, José Maria Barros; primeira-dama, Patrícia Surerus; Professor de Artes, José Francisco; integrantes do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Talita Finamore, e o Professor de História, Leonardo Ribeiro; a Assessora de Educação Patrimonial, Maria Thereza Werneck; e a aluna participante do projeto, Maria Vitória.

“Objetos que Falam – um cruzamento entre um trem, uma cidade e sua gente” foi realizado pela Prefeitura Municipal de Recreio, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Recreio.

Maria Vitória, uma das alunas participantes do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *