Recreio realizou na tarde desta quarta-feira (22), no Centro Cultural Aristides Dorigo, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. O tema de âmbito estadual desta edição foi “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”.
Confira as principais atrações apresentadas: palestra “Nos Trilhos da Ferrovia – Debate sobre as políticas de patrimônio no cenário municipal”, com o professor Dr. Leonardo Civale, da Universidade Federal de Viçosa; documentário sobre “Folias de Reis – Oralidade e Tradição”, com a mestranda da Universidade Federal de Viçosa, Maria Thereza Werneck; apresentação da Folia de Reis Arco-Íris; e passeio histórico pela urbanização de Recreio com Historiador, professor Léo do Pólis.
A participação de Recreio na Jornada será avaliada pelo Governo de Minas e pelo IEPHA-MG. Ela é critério de pontuação no ICMS Patrimônio Cultural para repasse de recursos financeiros aos municípios para atividades de fomento à cultura.
A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais foi criada em 2009, inspirada na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Uma das finalidades é propor ações educativas e de difusão do patrimônio.
O evento cultural é uma promoção do Governo de Minas e do IEPHA-MG, com a organização sob responsabilidade dos municípios. Em Recreio, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultural, e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural organizaram a Jornada.
O evento aconteceu no Centro Cultural Aristides Dorigo com participação de autoridades municipais, representantes de municípios da região, profissionais da área de educação e outros representantes da sociedade civil.
Autoridades municipais, representantes de municípios da região, profissionais da área de educação e outros representantes da sociedade civil, estiveram no evento.









