Macrófitas tomam conta do lago da Barra do Braúna neste início de ano

Não é de hoje que a proliferação das plantas aquáticas, denominadas macrófitas, incomoda os frequentadores do lago da Usina Hidrelétrica Barra do Braúna. Neste início de ano elas tomaram conta da área e mais uma vez formaram um “tapete verde”.

Imagem de hoje (04/01) do lago, enviada por leitor através de vídeo.

Uma das explicações para o aumento, segundo especialistas, é a grande quantidade de chuvas nas regiões banhadas pelo rio Pomba. A multiplicação está ligada ao lançamento do esgoto não tratado das cidades no rio e seus afluentes. As macrófitas se alimentam de materiais contidos no esgoto.

Os frequentadores da área reclamam que os serviços de limpeza não estão sendo feitos rotineiramente. Enviamos um vídeo gravado por um leitor hoje pela manhã para o setor responsável.

O lago é uma das principais atrações turísticas da região. A área alagada atinge os municípios de Laranjal, Recreio, Leopoldina e Cataguases.

 

Informações do responsável pela área ambiental da Barra do Braúna, Wagner Akihito

Tivemos uma forte chuva e ventos alguns dias atrás e com isso um cabo que aprisiona as macrófitas, próximo do Fernando, acabou se rompendo e com isso as plantas aquáticas subiram.

Consertamos o cabo de aço e estamos aguardando o melhor momento para aprisionarmos elas novamente!

Quero aproveitar para esclarecer que a atividade de retirada das macrófitas ocorre normalmente, sem interrupção, fato contrário ao que está no site!

Qualquer dúvida, fico a disposição para os devidos esclarecimentos!

6 thoughts on “Macrófitas tomam conta do lago da Barra do Braúna neste início de ano

  1. Jmvbarbids Reply

    É uma vergonha. Um descaso com o meio ambiente. A geradora vê apenas o lado comercial.

  2. Antônio Reply

    E uma vergonha deixa a represa chegar ae nesse nível de jigogas e triste ver um lugar lindo desse jogado sem o devido cuidado espero que as autoridades competentes resolvam isso

  3. Alexandre Reply

    É uma vergonha. Usar a água pra gerar renda eles usam, mas não estão nem aí para o meio ambiente. Cadê a fiscalização?

  4. Luciano Andries Reply

    Frequento o local e não vejo movimento de retirada das macrófitas. Se existe este trabalho conforme disse o responsável, ele está bem abaixo da necessidade que o local necessita.

  5. Da@da.com Reply

    O lago sujo todos estão vendo ne! inclusive o jornal. Ate acredito que poderia ser retirado com um pouco mais de agilidade, mas….Porque ninguem comenta o motivo que realmente aumenta este tipo de vegetação, o esgoto nao tratado jogado no rio, isso que é o real problema, a vegetaçao bonita, feia ou atraente, acho que é da natureza, mas e o esgoto nao tratado jogado ali será que ele nao é problema? “Aos leigos portadores da voz e razão, que nao deve saber nen onde fica o sabonete embaldo no armario de casa” a retirada do material é feita bem em um único ponto específico, pois precisa de acesso a caminhão e maquinas, e acredito nao estar acessível a nos visitantes. Isso é BraZil né.. lugar dos criticos que nao sabem fazer analise.” Como se um vegano fosse avaliar um churrasco”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *