Censo 2022: preocupação é de uma possível queda no número de habitantes em Recreio

Na última segunda-feira (11) foi realizada a primeira reunião de planejamento para o Censo Demográfico 2022 em Recreio, com participação de autoridades municipais e da equipe da Agência do IBGE/Leopoldina. A pesquisa começa em agosto e a maior preocupação é de uma possível queda no número de habitantes.

O último Censo aconteceu em 2010. Naquele ano Recreio registrou 10.299 habitantes. Anualmente o IBGE lança uma estimativa populacional, baseado em diversos dados, e atualmente o cálculo é de 10.522 hab.

A pesquisa deveria ter acontecido em 2020, porém por causa da pandemia da covid-19 ela foi adiada e no ano seguinte devido corte de recursos financeiros para o levantamento mais uma vez foi protelada.

No último domingo (10) aconteceu o processo de seleção para a função temporária de recenseadores (11 vagas) e de agente censitário supervisor (1 vaga). Eles serão responsáveis pelo trabalho de pesquisa no Município. O resultado ainda não foi divulgado.

O Censo é importantíssimo para os municípios, pois é ele que mostra as necessidades das localidades e as políticas-públicas que devem ser direcionadas para aquele território. Outro assunto ainda mais relevante é referente a relação entre o número de habitantes e o repasse de recursos federais por meio do Fundo de Participação dos Municípios “FPM”. Caso haja queda muito grande na população este repasse financeiro pode diminuir, pois a quantidade de habitantes determina o coeficiente do Fundo.

Recreio, atualmente, está na linha do coeficiente de 0,8 (cidades com 10.189 a 13.584 hab.). Se cair para 10.188 ou menos o coeficiente fica em 0,6 e o recurso federal diminui. O FPM é uma das principais fontes da Prefeitura para pagamento de pessoal.

Durante a reunião o prefeito, Zé Maria Barros, disse que a Administração Municipal oferecer todo suporte necessário para a realização da pesquisa prevista para terminar em outubro. Ele espera que o Município se mantenha no atual coeficiente.

A primeira reunião de planejamento para o Censo 2022 em Recreio, no Centro Cultural Aristides Dorigo, contou com a participação do chefe da Agência do IBGE/Leopoldina, Cléverson Ferreira da Silva; coordenadora censitária da Agência do IBGE/Leopoldina, Thalena Oliveira Lopes, e equipe, Natália, Pedro e Renata; prefeito, Zé Maria Barros; secretários, Beto Xavier (Administração), Ruan Ferreira (Educação e Cultura), Juarez Paiva (Desenvolvimento Urbano), Felipe Meira (Saúde), Gilson Pereira (Finanças) e Carolina Ribeiro (Jurídico); presidente do Sindicato Rural, Jair Rodrigues; técnico extensionista da EMATER, e Juarez Celidônio; Talita e Aline (Centro Cultural).

Coordenadora censitária.
Prefeito de Recreio e chefe da Agência IBGE Leopoldina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *