O 54º aniversário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do distrito de Conceição da Boa Vista – Ministério de Madureira – será comemorado neste sábado (17) e domingo (18). O templo foi fundado em 22 de fevereiro de 1970.
Confira a programação:
- Sábado – 19h abertura; louvor com Wellington e Tatiana e cantores locais; palavra com Pastor Luciano Lobato;
- Domingo – 9h santa ceia; 19h encerramento, louvor com Elizama e cantores locais; palavra com Pastor Luciano Lobato.
A Assembleia de Conceição da Boa Vista está sob presidência do Pastor Heloy Fortunato e direção do Pastor Adalberto Assunção.
Histórico, por Criscie Cabral*
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Madureira em conceição da Boa Vista, foi inaugurada no ano de 1970 em Conceição da Boa Vista , no antigo Largo da Matriz sem número ,com sede em Recreio sob a direção do pastor João Siqueira.
Porém essa obra teve início com a evangelização realizada pelos irmãos Francisco Loureiro , Miguel e sua esposa e alguns cooperadores, eles vinham de Recreio realizar cultos ao ar livre na praça dessa comunidade, onde sofreram algumas represarias, não conseguindo por tanto dar continuidade a essa obra. Pouco tempo depois os irmãos Lindolpho Cabral de Souza (Inhosinho) e Licínio José de Assis ( Sr. Fiote), com suas famílias, saíam da fazenda Belo Monte e vinham até o distrito de Conceição da Boa Vista para retomar os cultos na praça, juntamente com a irmã Maria dos Santos Teixeira (dona Nené) e família a qual foi a primeira família de evangélicos a residir nessa comunidade. Esses cultos na praça duraram pouco tempo, pois o Senhor Federico Garani cedeu o salão para esses crentes fazerem suas reuniões periódicas. Em aproximadamente 1965 o irmão Lindolpho Cabral de Souza adquiriu essa casa onde eram feitos os cultos e o terreno em redor ( sob tutela da comunidade católica).
Prosseguindo assim os trabalhos com muita oração e jejum, onde ocorreu as primeiras conversões : irmã Lurdes Clemente, Maria de Lurdes ainda na infância e posteriormente sua mãe Noemia Camilo, depois a irmã Ermelinda Manuela de Jesus com seu esposo Mário Ferreira e sua família … E assim a obra foi crescendo com muitas conversões, libertações, curas e batismos com Espírito Santo, nesse período foi formado o grupo das crianças que recebeu o nome de Joia de Cristo e um outro grupo que reunia as irmãs e os jovens para cantar juntos, porém ainda não havia recebido um nome específico , havia também alguns instrumentos de percussão tocados na época sendo os seguintes instrumentos e os primeiros músicos a executa – lós: violão (irmão Lindolpho Cabral), acordeão ( Mário Ferreira), cavaquinho (Dulcéia) e pandeiro. Nesse mesmo ano houve o primeiro batismo nas águas em Conceição da Boa Vista com os primeiros novos convertidos.
Devido o aumento de irmãos, o salão se tornou pequeno para os cultos, havendo então a necessidade de um novo lugar para se reunirem. O dirigente irmão Lindolpho Cabral e o irmão Licínio José de Assis ( Sr. Fiote) com apoio dos irmãos resolveram construir um templo para continuarem com os cultos.
O irmão Lindolpho cedeu parte do seu terreno para a construção. Porém houve uma forte preção de alguns habitantes da comunidade para tentar impedir essa construção. A mesma só foi iniciada com a benfeitoria dos padres Juarez e Mauro que entraram em um acordo com os crentes e liberaram o inicio das obras.
Assim os irmãos se uniram em uma só fé, amor e união e deram inicio a construção após a cerimônia da pedra fundamental. Os irmãos ajudaram com doações de matérias prima para a obra, dízimos, ofertas e até mesmo o seus serviços braçais; sendo Pedro Meneguite ( Pedro Bala) o pedreiro e José Antônio o servente, contratados para o serviço da construção da igreja…
Foram alguns anos em período de construção… Até que a obra é concretizada em 1970 e inaugurada no dia 22 de fevereiro desse ano. A inauguração foi realizada com uma grande festa que reuniu os cristãos evangélicos locais, os moradores da comunidade, os irmãos da igreja sede em Recreio e os irmãos da igreja do Brejão. O pastor presidente João Siqueira, dirigiu essa comemoração com o apoio e presença dos obreiros: Presbítero Francisco Loureiro, presbítero Miguel, presbítero Sebastião Siqueira, presbítero Crisanto Morais, diácono José Conde, auxiliar de trabalho Lindolpho Cabral e demais membros das igrejas presentes. Esse dia foi marcado com manifestação do poder de Deus e grande alegria.
O dirigente dessa igreja continuou sendo o irmão Lindolpho Cabral com seus companheiros durante quatro anos, nesse período o grupo que era unificado se dividiu em dois grupos, ficando assim: um grupo de jovens e um grupo das irmãs.
Em 05 de maio de 1974 a direção do trabalho passa para Pr. José Ezídio de Moura ( ata da igreja sede nº 95, p 90), onde ficou na direção por aproximadamente dois anos.
Em 1976 o trabalho volta para a direção do agora presbítero Lindolpho Cabral. Nesse período o irmão José Conde vinha ensinar alguns irmãos a tocar instrumentos de sopro que posteriormente se juntaram e tocavam durante os cultos sendo eles: Irmão José Lourenço, Elmodam Cabral e Cirene Cabral , tocavam piston e o irmão Daniel que tocava trombone de pisto; o irmão João Arruda após se mudar do Rio de Janeira para cá também se uniu a eles tocando também trombone de pisto.
Na década de oitenta a direção do trabalho passa para o Pb. Miguel Motta Vieira. No período em que ele esteve sob a direção do trabalho, o grupo das irmãs recebeu o nome de Avante pela Fé. No dia 26 fevereiro de 1994 se afasta do cargo, tendo em vista a necessidade de três messes para descansar, durante esses três messes o trabalho ficou sob a responsabilidade total da igreja sede sob a direção do pastor presidente Waldir Luz ( ata da sede nº310, p.65), porém o afastamento do irmão Miguel se prorroga. Deste modo em 27 de agosto de 1994 a direção passa para o Pb. Mário ferreira e o Pb. Sebastião Teixeira (Tatu), ( ata da igreja sede nº377, p.72), que ficaram sob a direção do trabalho por quase seis meses.
Pois no dia 08 de março de 1995 a direção do trabalho passa para o então evangelista Vanir Miguel Vieira Mota (Ata pgs. 80 e 81), que fica um longo período sob a direção do trabalho. Em 1999 o então evangelista Adalberto Mendes Assunção passa ajudar o atual dirigente nessa obra que precisou posteriormente se afastar por estar de trabalhando no Rio de Janeiro.
No ano de 2000 o grupo de jovens sob a liderança do irmão Carlos Alberto e do pastor dirigente Adalberto Mendes Assunção realiza a sua primeira festividade nessa congregação a qual continua sendo realizada até os dias de hoje. No dia 12 de janeiro de 2001 fica estabelecido em uma reunião de membros que em uma quarta – feira de cada mês o culto passa a ser separado para o culto das primícias que era com propósito de arrecadar mantimentos para doação aos necessitados ( ata da igreja nº74, p.28) , onde nos dias atuais é feito junto com o culto de Santa Ceia em todo terceiro domingo de cada mês.
Em 2002 o Pr. Vanir Miguel retorna para a direção dessa obra onde ficou por um período de 4 anos.
Em 2006 a direção passa do Pr. Vanir Miguel para o pastor Adalberto Mendes de Assunção que está sob a direção dessa igreja até o exato momento. Nesse mesmo ano o irmão Willian Borges de Recreio, juntamente com a irmã Cirene Cabral se reúne com o então pastor Adalberto e resolvem a criar uma banda com instrumentos de sopro, que não eram mais tocados na igreja a muitos anos, eles então começam as aulas de Música na igreja e posteriormente fundão com muito esforço e trabalho a Orquestra Serafins no dia 11 de março de 2007 que continua até o exato momento. Em 2009 é criado o grupo de coreografia nova geração com a irmã Rejane Assis, que veio do Rio de Janeiro e passou um pequeno período aqui fundando este grupo que permanece até o exato momento. Houve um grupo de varões dirigido pelo irmão Carlos Roberto e o irmão Sebastião Lourenço , porém foi em agosto de 2016 que o trabalho com esse grupo foi retomado o qual recebeu o nome de união da Fé sob a direção do irmão Guilherme Ferreira e continua até o dia de hoje. Em 23 de outubro de 2016 foi criado também o grupo de coreografia Débora sob a direção da irmã Élen Assunção que também continua até os dias atuais.
Durante esses 50 anos de existência do templo, essa igreja passou por algumas reformas na sua estrutura física chegando até o estado atual da mesma.
Texto escrito para celebração dos 50 anos, em 2020.