Notificações de dengue são registradas em Recreio e há suspeita de chikungunya

Assim como tem ocorrido em diversas cidades do Estado de Minas Gerais, com algumas até decretando situação de alerta, Recreio começa a registrar diariamente notificações suspeitas de dengue e há a suspeita de ocorrência da febre chikungunya.

Tanto nos casos de dengue como nos de chikungunya a infecção é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti. Ambas provocam sintomas parecidos, como aumento na temperatura corporal e mal-estar.

No caso da febre chikungunya, o vírus ao acessar a corrente sanguínea consegue se multiplicar e afetar uma membrana que recobre as articulações. Daí as dores em dedos, pulsos e tornozelos, característica que ajuda a diferenciar a infecção de um quadro típico de dengue. Às vezes, esses sintomas persistem por meses ou até mais tempo.

A orientação de especialistas é que ao sentir um dos sintomas o paciente deve procurar o atendimento médico no Pronto-Socorro imediatamente e o mais importante é evitar a automedicação.

Vale lembrar também que estas doenças só existem por causa da incidência do mosquito Aedes, que prolifera em água parada e em quase todos os registros os focos estão dentro de residências ou quintais.

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica de Recreio, nos próximos dias os números de notificações serão divulgados, assim como as medidas para combater o mosquito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *