Enchente em Ubá é tratada como a maior da história do município

As fortes chuvas que caíram em Ubá, a aproximadamente 100 km de Recreio, na noite de quarta-feira (4) provocaram mais uma vez o transbordamento do rio Ubá e segundo a Prefeitura desta vez a enchente foi a maior da história do município.

Avenida Beira-Rio em Ubá após as enchentes — Foto: Prefeitura de Ubá/Divulgação

“A constatação da marca história foi feita a partir da observação da altura alcançada pela água, e sua passagem sobre algumas pontes, como a da Bandeira”, explicou a assessoria do Executivo ao G1 Zona da Mata.

A Prefeitura explicou que a chuva mais intensa não foi a registrada na cidade de Ubá, e sim nas nascentes do Rio Ubá, que ficam nos distritos e zona rural.

A Defesa Civil ainda não tem o balanço de desalojados e desabrigados após a chuva. Equipes estão nas ruas na manhã desta quinta-feira (5) para contabilizar os estragos, junto com servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O prefeito Edson Teixeira Filho (PHS) instalou um gabinete de crise na sede do Corpo de Bombeiros.

As aulas nas escolas situadas na zona rural foram suspensas nesta quinta-feira (5), assim como o atendimento na Policlínica Regional.

A Copasa informou que a Estação de Tratamento de Água de Miragaia, responsável pelo abastecimento de cerca de 40% de água da cidade, está fora de operação em razão de estragos causados pelas chuvas.

As equipes já monitoram o nível da água para iniciar o serviço de manutenção e restabelecimento do tratamento e distribuição.

Estragos

Segundo o Corpo de Bombeiros, o nível do Rio Ubá subiu rapidamente durante a noite, transbordou e inundou diversas ruas centrais do município. Casas e estabelecimentos comerciais foram invadidos e e diversas pessoas ficaram ilhadas.

Militares da corporação realizaram o resgate destes moradores e os deixaram fora de perigo em outros pontos da cidade.

Um trecho da Avenida Beira-Rio cedeu e duas pontes que passam pelo Rio Ubá ruíram. Os bombeiros informaram que a Ponte Nossa Senhora Aparecida foi interditada preventivamente.

A ponte que dá acesso ao Bairro Fazendinha caiu. A estrutura havia sido reconstruída em fevereiro pela Prefeitura após as chuvas que atingiram a região em janeiro.

O acesso ao distrito de Miragaia também está comprometido e a Prefeitura informou que durante a manhã desta quinta-feira (5), serão realizados trabalhos de recuperação do local.

Os bombeiros registraram o escorregamento de uma casa para dentro do Rio Ubá na Rua Avelino Otoni, no Bairro Triângulo, durante a manhã desta quinta-feira. Também não houve vítimas.

As estações de captação de água da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) tiveram danos e o Executivo alerta aos moradores à economizarem água.

O prédio do bairro Inês Groppo, que estava em risco desde a enchente de janeiro, desabou. Ele já estava interditado pela Defesa Civil e não havia ninguém no local.

Com informações: G1 Zona da Mata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *