A maior demanda da população recreiense para ajudar a combater os transtornos causados pela crise hídrica desde 2014 foi, finalmente, atendida. A inauguração do poço artesiano aconteceu nesta sexta-feira (13) na Estação de Tratamento de Água “ETA” de Recreio.
Segundo informações da direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto “SAAE”, autarquia municipal responsável pelo fornecimento de água em Recreio, o poço perfurado no Alto do Asilo, nas proximidades do Ribeirão dos Monos, tem a capacidade de fornecer cerca de 18 l/seg., ou seja, o suficiente para evitar que falte água na cidade em períodos de estiagens prolongadas.
Desde 2014, Recreio passa por uma crise hídrica. E, desde então a perfuração de um poço artesiano foi exigida pelo povo, porém, até 2017 a demanda não havia sido atendida. Neste mesmo ano a situação ficou tão caótica que o prefeito José Maria Barros decretou estado de calamidade hídrica no Município. Vários bairros ficaram sem abastecimento por vários dias e o prefeito foi em busca de alternativas.
Em abril de 2018 por meio da área técnica da COPASA, responsável naquele ano por executar ações do Governo Estadual com objetivo de ajudar os municípios que estavam sofrendo com problemas hídricos, o poço foi perfurado. A obra contou com intermédio parlamentar do ex-deputado Estadual, Isauro Calais, atual suplente na legislatura 2019-2022.
Na solenidade de inauguração as autoridades presentes destacaram a importância deste momento histórico para Recreio e lembraram que a água do poço artesiano atenderá a todos em períodos emergenciais.
Participaram do momento solene: populares; autoridades de diversas áreas; prefeito de Recreio, José Maria Barros; primeira-dama, Patrícia Surerus; vice-prefeito de Recreio, João Dólar; diretor do SAAE, José Augusto de Souza Filho “Dutinha”; presidente da Câmara Municipal, Pororoca; sargento PM, Marcus Vinícius Geraldo; vereadores, Fabrísio “Pão Doce” e Paulinho Pintor; secretários municipais, Henrique Meira (Saúde); Éder Costa (Des. Urbano), Juarez Paiva (Des. Rural); Maria José Lacerda “Zezé” (Educação e Cultura); Diego Pena (Des. Ec. Sustentável); Léo Medeiros (Esporte e Lazer); João Guilherme (Des. Social); e Luís Otávio (Agricultura, Pesca e Pecuária); e Isauro Calais, atual suplente de deputado Estadual.
















