A chuva torrencial que caiu em Recreio durante quase todo o período da tarde do último domingo, 16 de novembro, criou a expectativa de melhoria no abastecimento de água na cidade com a possibilidade do aumento do nível do manancial, localizado na Serra das Virgens, mas nada disso aconteceu.
“Esperávamos que essa semana o abastecimento fosse feito por mais tempo, depois da chuva de ontem, mas sem o aumento do nível da nossa fonte o rodízio está mantido”, informou o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Recreio, Ronaldo Luís Machado Silva, que na manhã de hoje visitou o manancial com o prefeito municipal, Ônio Fialho Miranda; o engenheiro civil municipal, Luiz Tadeu Rezende; e o responsável pela Estação de Tratamento “ETA”, Jovane Aquino (foto).
O aguaceiro do domingo acompanhado de um vento forte chegou a quebrar galhos na área rural e a arrancar algumas tampas de caixas d’água na urbe, sem danos maiores.
A previsão de chuva para hoje em Recreio é de 10 mm, segundo o site Clima Tempo.
Horário do rodízio de água:
Bairros acima do Largo Santo Antônio (Botafogo):
Abastecimento das 6h às 14h: Planalto, Alto do Asilo, Canto da Fábrica, Caxias, Arraial do Sapé, Mandioca e Hermes Machado e mediações.
Bairros abaixo do Largo Santo Antônio (Botafogo):
Abastecimento das 20h às 6h: Canto dos Ferreira, Cohab Dr. Irajá, Botafogo, Grotinha, Rua da Conceição, Avenida, Cohab José Muniz e mediações.
Bomba auxiliar está abastecendo a ETA
No momento sem a água do manancial a Estação de Tratamento está trabalhando apenas com a bomba auxiliar que capta a água do Ribeirão dos Monos, nas proximidades da ETA.
“A vazão está entre 15 e 18 l/seg, o essencial seria está entre 25 e 30 l/seg”, disse Jovane Aquino, responsável pela ETA.