Em Leopoldina, macaco morre contaminado por febre amarela

Na cidade de Leopoldina, a pouco mais de 34 km de Recreio, um macaco encontrado morto em janeiro no bairro Três Cruzes foi diagnosticado com febre amarela. A informação do caso positivo chegou segunda-feira (6) na Gerência Regional de Saúde de Leopoldina.

BANNERFA

Em nota de esclarecimento (veja abaixo) a GRS/Leopoldina e a Secretaria Municipal de Saúde daquela cidade informaram que “o macaco não é o causador da transmissão da doença, ele o termômetro para a constatação da circulação do vírus. O grande desafio é a eliminação do Aedes aegypti, o qual é o transmissor da doença. Por tanto, a eliminação do Aedes continua sendo de responsabilidade de todos nós”, completou a nota.

SECRETARIA-LUCIA-GAMA-431x400A ocorrência em Leopoldina trata-se de um vínculo epidemiológico com epizootias em PHN – Primata Não Humano – encontrado morto em 26 de janeiro, numa região próxima ao bairro Três Cruzes. Segundo a secretária de Saúde, Lúcia Gama (foto), “o mico foi enviado para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, que após 30 dias, divulgou o resultado do exame”. Ela disse ainda que “a Prefeitura de Leopoldina antecipou as estratégias antes mesmo da confirmação da doença, tomando medidas de prevenção e controle”.

Em Recreio, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no final de fevereiro um mutirão de vacinação contra a febre amarela, com extensão de horário de funcionamento das unidades de saúde da área urbana e imunização em domicílios na área rural.

A secretária de Saúde de Recreio, Gabriela Helena de Paula (foto), disse que “é importante haver a eliminação dos possíveis criadouros do Aedes aegypti. A equipe da Epidemiologia está trabalhando firme, mas, precisamos que a população elimine qualquer local onde possa parar água. O mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus, é o mesmo que transmite a febre amarela. Se não há mosquito, não há doença”, concluiu.

Observe o ciclo da febre amarela

Ciclos da febre amarela cópia

Nota da esclarecimento

A Gerência Regional de Saúde de Leopoldina (GRS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina (SMS) vem esclarecer à população que o exame do macaco (mico) encontrado no bairro Três Cruzes, no dia 26.01.2017, deu positivo para febre amarela e que o resultado chegou na data de 06.03.2017 na GRS.

Esclarecemos também que o macaco não é o causador da transmissão da febre amarela, sendo ele o “nosso termômetro” para a constatação da circulação do vírus. Nosso grande desafio é a eliminação do Aedes aegypt, o qual é o transmissor da doença. Portanto, a eliminação do Aedes continua sendo de responsabilidade de todos nós.

Informamos, ainda, que desde o recolhimento do animal, todas as providências foram tomadas, de acordo com as normas do Ministério da Saúde. Houve vistoria durante 20 dias consecutivos na mata próxima ao local onde o primata foi encontrado, tendo a mesma sido pulverizada com o inseticida recomendado, bem como nos bairros Três Cruzes, São Cristóvão, Imperador, São Sebastião, Fortaleza e Thomé Nogueira. Ou seja, uma área muito maior do que a exigida.

As vacinas também foram intensificadas em todas as salas existentes no município, de acordo com as doses fornecidas pelo Estado.

Sendo assim, diante da positividade do exame do primata encontrado, passamos para a escala de “município grau III”, o que requer algumas medidas de enfrentamento.

A partir do presente momento, as salas de vacina do município estarão fazendo vacinação de bloqueio para febre amarela, devendo os usuários comparecem munidos de cartão de vacina e cartão SUS, em qualquer das salas abaixo:

ESF I – Quinta Residência: todos os dias de 08h às 15h, sendo que às terças-feiras será de 08h às 20h.

ESF II – Bandeirantes: todos os dias de 08h às 15h, sendo que às terças-feiras será de 08h às 20h.

ESF III – São Cristóvão: todos os dias de 08h às 15h, sendo que às segundas-feiras será de 08h às 20h.

ESF V – Bela Vista II: todos os dias de 08h às 15h, sendo que às segundas-feiras será de 08h às 20h.

ESF XIII – Pirineus: todos os dias de 08h às 15h, sendo que às segundas-feiras será de 08h às 20h.

Polo de Saúde: todos os dias de 08h às 17h, sendo que do dia 13 a 16 de março, estará aberto para vacina de 08h às 20h.

ESF VI Tebas e Piacatuba, ESF VII Providência e Abaíba e ESF XI Ribeiro Junqueira:todos os dias de 08h às 15h.

Excepcionalmente, neste sábado, dia 11 de março, realizaremos a Campanha de Vacinação de Bloqueio de 08h às 14h em todos os locais citados acima.

Com informações: O Vigilante Online e Jornal Leopoldinense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *