Na sessão da Câmara Municipal desta última segunda-feira (27) a secretária municipal de Saúde, Gabriela Helena de Paula, esteve presente e destacou o sucesso do “Março Lilás”, um mês destinado aos cuidados da mulher contra com câncer do colo do útero.

Durante este mês as unidades de saúde de Recreio e distritos estiveram funcionando as quartas-feiras e quintas-feiras até as 20h. Durante este período o público feminino pôde fazer exames cipatológicos (preventivos), exames clínicos de mama e atualização do cartão de vacina, com destaque para a imunização contra a febre amarela. Segundo a secretária Gabriela, “antes mesmo de encerrar esta última semana de março as metas de praticamente o ano todo já foram atingidas”. Na próxima semana a gestora prometeu informar os dados completos. Em sua análise, “o Março Lilás foi um sucesso”. Sexta-feira, dia 31, haverá um evento de encerramento do projeto, na Praça do Botafogo, a partir das 19h, com música ao vivo e sorteio de brindes para as mulheres.
Além do mês temático, Gabriela, também abordou a situação da febre amarela e disse que “o nosso problema hoje é o mosquito transmissor da doença em área urbana, o Aedes aegypti”. Ela apresentou os números do índice de infestação na cidade, que estão três vezes mais do que o aceitável pelo Ministério da Saúde, e convidou os vereadores para uma passeata que acontecerá na próxima sexta-feira (31) com objetivo de alertar a população sobre o risco da proliferação do Aedes.
Outro tema que entrou na pauta do pronunciamento da secretária de Saúde foi um recurso que está sendo requerido pelos agentes comunitários de saúde. Gabriela informou que “o que for de direito será dado. No momento o setor jurídico e o contábil estão analisando o caso. Em breve daremos um posicionamento da administração”, concluiu.

Antes de encerrar o seu pronunciamento, Gabriela Helena, respondeu a alguns questionamentos dos vereadores e agradeceu a parceria da Câmara Municipal de Recreio.