O 6º encontro de pecuaristas promovido pela Agropecuárias VG na Associação dos Moradores do Canto dos Ferreira, em Recreio, discutiu uma das doenças que mais afetam o gado leiteiro, a “mastite bovina”. O assunto foi abordado pelo médico veterinário, Guilherme Garcia, coordenador técnico do laboratório MSD – Saúde Animal – na zona da mata mineira.

Durante a explanação do tema do encontro, Guilherme Garcia, formado pela Universidade de Lavras, destacou que a “mastite” acontece em diversas propriedades e que o importante é tratar o animal com medicamentos eficazes e sempre com orientação médica. O veterinário também demonstrou através de gráficos a relevância da pecuária leiteira para o Brasil e as perspectivas do setor para os próximos anos.
A “mastite bovina” é um processo de inflamação da glândula mamária do gado. Ela ocorre por diferentes fatores, sendo as principais causadas por bactérias, cerca de 90%. Vacas com “mastite” apresentam sinais de secreção de leite com pus, tetos e úbere com vermelhidão, duros, inchados e quentes. Em alguns casos o animal pode apresentar febre, perda do apetite e até chegar à morte em casos mais graves.
A reunião foi organizada pela Agropecuárias VG – Recreio e Volta Grande, sob direção dos irmãos veterinários, Gustavo e Vinícius Coutinho, e do patriarca, Luiz Vinícius “Coca”. Além de criadores de gado, trabalhadores rurais, veterinários e outros interessados no assunto, de Recreio, Leopoldina, Laranjal, Palma e Volta Grande, participaram do encontro. O técnico extensionista de Recreio da EMATER/MG, João Guilherme Marchito, e o presidente do Sindicato Rural de Recreio, Jair Rodrigues, também estiveram presentes. Aproximadamente 100 pessoas marcaram presença.



