As medidas de segurança e o modo de organização do Carnaval de Recreio de 2019 foram apresentados em reunião nesta quinta-feira (7) com participação dos militares, sargento Vinícius e soldado Gandra; do gestor do Centro Cultural Aristides Dorigo, Pierre de Souza; de representantes de blocos carnavalescos, do Mineiro-Pau e da escola de samba ERUS.
De acordo com os policiais, o produtor/responsável por cada grupo deverá fazer um cadastro online através do site do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Esta é uma medida de segurança obrigatória. Em seguida cada um deve solicitar na Prefeitura Municipal o alvará e por último uma cópia dos documentos deverá ser encaminhada ao destacamento de Recreio da Polícia Militar.
Sobre o modo de organização do evento, Pierre de Souza explicou a todos que neste ano devido aos problemas financeiros, ocasionada pela dívida do Governo do Estado com o Município, a Prefeitura não terá condições de gastar dinheiro público com a festa. Segundo ele, o Carnaval será custeado com recursos da iniciativa privada angariado por uma comissão. “A Prefeitura cederá o palco, que fica instalado na Praça dos Ferroviários, e fará a limpeza diariamente no espaço”, disse. Um dos participantes perguntou sobre o som na Praça dos Ferroviários e o carro de som que acompanha os blocos. Pierre então respondeu que até o final de semana este assunto será definido.
O Carnaval de 2019 acontece de 2 a 5 de março, mas em Recreio, a festa tem bloco confirmado uma semana antes, no dia 23 de fevereiro, e também na sexta-feira, dia 1º de março.
Cronograma de apresentação dos grupos definida na reunião
Pré-Carnaval
23/02 – sexta-feira
- Bloco do Chiclete
01/03 – sexta-feira
- Bloco Xô Mosquito
- Bloco Era Sol Que Me Faltava
Carnaval
02/03 – sábado
- Bloco Tega na Mantega
- Bloco do Iey
03/03 – domingo
- Bloco Preocupados de Souza “Papel Higiênico”
- Bloco Do Bem
- Bloco do Mandioca
- Escola de Samba ERUS
04/03 – segunda-feira
- Mineiro-Pau
- Bloco das Piranhas
05/03 – terça-feira
- Águia de Ouro
- Escola de Samba ERUS