Desde 2014, quando o município de Recreio começou a sofrer com a crise hídrica, a principal reivindicação da população era a perfuração de um poço artesiano capaz de suprir as necessidades de fornecimento de água em períodos de intensas estiagens. Em 2018, a Prefeitura de Recreio, sob administração do prefeito José Maria Barros, conseguiu atender a demanda e na próxima sexta-feira (13), as 16:30h, o poço será oficialmente inaugurado na Estação de Tratamento de Água “ETA”, no bairro do Alto do Asilo.

De 2014 até 2017, a cidade passou por diversos momentos de desabastecimento, por conta de estiagens prolongadas. No primeiro ano da administração do prefeito José Maria Barros a situação foi tão caótica que o chefe do executivo chegou a decretar pela primeira vez na história do Município calamidade hídrica.
Veio no ano de 2018 e com início das chuvas mais intensas a crise hídrica foi temporariamente amenizada. A partir daí o prefeito começou a buscar investimentos para atender a reivindicação da população e em abril por meio da área técnica da COPASA, responsável naquele ano por executar ações do Governo Estadual com objetivo de ajudar os municípios que estavam sofrendo com problemas hídricos, o poço foi perfurado. A obra contou com intermédio parlamentar do ex-deputado Estadual, Isauro Calais, atual suplente na legislatura 2019-2022.
Segundo informações do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto “SAAE”, José Augusto de Souza Filho “Dutinha”, a água do poço está em ótima qualidade conforme testes químicos realizados por técnicos da ETA, mas, mesmo assim outras análises serão realizadas.

Nesta terça-feira (10), o prefeito de Recreio esteve na ETA e gravou um vídeo ao lado do vice-prefeito, João Dólar; dos vereadores Pororoca, Paulinho Pintor, Fabrísio “Pão Doce” e Marcel; do engenheiro da Prefeitura, Luiz Tadeu; do diretor e de funcionários do SAAE. No vídeo o prefeito José Maria convida a todos para a inauguração, destaca os serviços da equipe do SAAE e lembra que a obra do poço artesiano é de uma importância ímpar para o Município.