A rede municipal de educação de Recreio retornou às aulas nesta segunda-feira (4) com atividades letivas no regime não presencial. O projeto denominado “Educa em Casa Recreio” oferece materiais pedagógicos produzidos pelos professores através da plataforma Google Classroom (internet) e também de um plano de estudo tutorado (apostilas impressas).
As aulas nas seis unidades educacionais estavam suspensas por causa da pandemia do coronavírus desde o dia 18 de março. O novo modelo de ensino foi amplamente discutido e aprovado pelos conselhos educacionais, diretores, supervisores e demais representantes da Administração Municipal.
“Os educadores estão se esforçando para se adaptar a essa nova realidade. Não temos data para volta das aulas presenciais. Todos os materiais pedagógicos chegarão até às mãos dos estudantes”, diz o vídeo de divulgação do projeto.
Em Recreio, a rede municipal atende aproximadamente 1.180 alunos, nas modalidades de Educação Infantil, Fundamental I e II, e, a Educação de Jovens e Adultos “EJA”.
Google Classroom
O Google Classroom ou a Sala de Aula do Google é uma ferramenta on-line gratuita que auxilia professores, alunos e escolas com um espaço para a realização de aulas virtuais. Por meio dessa plataforma, as turmas podem comunicar-se e manter as aulas a distância mais organizadas. A ferramenta foi lançada pelo Google em 2014, mas ganhou muito destaque neste ano em consequência da paralisação das atividades escolares presenciais como medida de prevenção ao novo coronavírus.