Na última segunda-feira (8) o Site Pólis mostrou o “tapete” sobre as águas de um dos principais pontos turísticos da nossa região – lago da UHE Barra do Braúna – formado por uma grande quantidade de algas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Recreio, Fernando Barcellos, o excesso de algas está sendo retirado.

Os serviços de limpeza, de acordo com o responsável pela pasta de meio ambiente no Município, foram comunicados por técnicos ambientais e sociais da Barra do Braúna, Wagner Akihito e Milena Murta, através de reunião virtual.
“Fomos esclarecidos que estas algas aumentam no período de chuvas. O aumento é influenciado também pelo lançamento do esgoto não tratado das cidades no rio Pomba ou afluentes. Elas se alimentam de materiais contidos no esgoto”, disse o secretário.
Os técnicos da UHE informaram que duas equipes estão trabalhando 8 horas por dia para retirar o excesso de algas no lago que atinge quatro municípios: Laranjal, Recreio, Leopoldina e Cataguases.
Na última quarta-feira (10), um frequentador da área enviou algumas fotos que mostram que o lago está voltando ao seu visual normal.