Os alunos da E.E. Olavo Bilac de Recreio, Victor Hugo Rodrigues Vieira Fineza Trescates e Gian Marco Arruda Machado, estão classificados para a semifinal da segunda edição do programa de intercâmbio internacional “Passaporte Mineiro do Conhecimento”. A iniciativa é executada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA).
Victor Hugo é filho de Hugo Vieira Trescates e Aparecida de Fátima Rodrigues Fineza. Gian é filho de Marcos Ferreira Machado e Marilene Pina Arruda. Ambos estão no 1º ano do Ensino Médio de Tempo Integral. Eles são orientados pela professora Priscila.
Os alunos poderão ser contemplados com bolsas de estudo para cursar o 2º ano do ensino médio no exterior, com todas as despesas pagas pelo Estado. O intercâmbio inclui passagens aéreas, emissão de visto, hospedagem, seguro saúde, taxas acadêmicas e ajuda de custo mensal.
Os semifinalistas foram selecionados a partir da participação em uma trilha formativa realizada no início de junho, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A imersão reuniu 300 estudantes de 794 escolas estaduais com oferta de EMTI.
Além do histórico acadêmico e frequência escolar, também foram considerados critérios já previstos na etapa de inscrição da intenção de bolsa, como comprometimento demonstrado durante a trilha formativa, a consistência e clareza dos argumentos apresentados no vídeo de motivação enviado pelos estudantes.
A segunda edição do projeto contemplará, ao todo, 150 estudantes com experiências internacionais no ano de 2026.