A reconstrução da Ponte da Rua Augusto Lacerda, danificada após a maior enchente do século XXI em Recreio, foi oficialmente inaugurada nesta sexta-feira (29).
A Ponte é a principal via de acesso da cidade. Na noite do dia 6 de janeiro, o rápido aumento do volume de água no ribeirão dos Monos, após chuvas intensas, causou uma grave enchente.
Naquela noite, vários bairros e casas foram alagados, famílias perderam muito bens e algumas ficaram até desalojadas. Nos dias seguintes, uma corrente de solidariedade se formou não só em Recreio, mas também em cidades da região e até de outros estados.
A Ponte foi interditada pela Defesa Civil, pois sua base tinha sido comprometida e uma cratera chegou a se abrir no calçamento.
O prefeito Léo Medeiros, recém-empossado para seu primeiro mandato, iniciou uma corrida em busca de recurso financeiro para a reconstrução. Em âmbito federal, ele conseguiu na Defesa Civil Nacional a verba para a reconstrução, com apoio do deputado federal Reginaldo Lopes. Em junho, as obras iniciaram e, no prazo estipulado, a reconstrução foi concluída. A obra ficou no valor de aproximadamente R$ 340 mil.
A partir deste dia 29 de agosto, a Ponte passa a ser denominada de Ponte Tercylia de Almeida Machado, por meio do projeto de lei de denominação do vereador Marcelo do Zé Firmino.
A via está liberada e o trânsito em Recreio voltou ao normal.


