No último dia 15, servidores, estudantes maiores de 14 anos e pais de alunos com idade inferior a 14 anos das escolas estaduais de Recreio compareceram até aos locais de votação para a escolha dos novos diretores das instituições de ensino. Na E.E Presidente Carlos Luz, localizada no distrito de Conceição da Boa Vista, o escolhido foi Vítor Lemos do Bem e na E.E Olavo Bilac, Ruan Ferreira Brito foi o eleito.

Ambos são jovens professores que estão na atividade docente há menos de 10 anos. Vítor é graduado em ciências biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto “UFOP”, com mestrado pelo Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da UFOP. Já Ruan é formado em geografia e meio ambiente pela Faculdades Integradas de Cataguases “FIC” e pós-graduado em supervisão, orientação e inspeção escolar pela Sociesc.
Na Escola Presidente Carlos Luz o diretor eleito já estava no cargo desde a aposentadoria da ex-diretora Ena Lélis. Ele havia sido indicado pelo colegiado escolar em novembro de 2014. Segundo Vítor, a estrutura da escola encontra-se em situação precária, tendo agravado ainda mais com o período das fortes chuvas, já no início do ano ele irá protocolar junto a Superintendência Regional de Ensino/Leopoldina um pedido de reparo urgente. “Quero promover na área pedagógica eventos esportivos na quadra poliesportiva que já está com a obra quase concluída e espero manter em dia a gestão financeira do caixa escolar e dar transparência nas prestações de contas”, disse o diretor. Na instituição pouco mais de 100 alunos compõem o corpo discente, por essa quantidade não é necessário haver vice-diretor.
Na Escola Olavo Bilac o novo diretor terá a função de gerenciar um dos mais tradicionais colégios da região e ao seu lado ele terá a experiência de Selma Costa Giraldo, eleita vice-diretora. O colégio, que tem quase 400 estudantes, é o único do Município a ofertar o ensino médio. “Em 2016 estaremos completando o centenário de funcionamento da escola, por isso daremos grande relevância a esta marca durante todo o ano letivo. Pretendemos também trabalhar de forma democrática, transparente e ativa, buscando sempre ações integradas com todos os seguimentos da escola”, informou o diretor Ruan, que substituirá Sheyla Cunto Sobrinho.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, através do site www.educacao.mg.gov.br, o mandato dos novos gestores será de três anos, com direito a uma recondução. A previsão é de que a posse seja feita até a primeira quinzena de 2016, através de Atos Coletivos.