Durante esta semana vários casos de picadas de escorpião foram registrados no Pronto-Socorro Municipal. Todos vindos do Canto da Fábrica. Em visita ao bairro a equipe da epidemiologia encontrou diversos locais favoráveis à proliferação destes animais.

Segundo informações dos agentes de epidemiologia todos os entulhos repletos de tijolos, telhas, latas e outros materiais, foram encontrados em terrenos particulares. Os locais são propícios a abrigo de escorpiões. As queimadas dos pastos também ajudam a aumentar o registro dos peçonhentos na área urbana. Eles acabam fugindo do fogo. Na visita ao bairro a equipe aproveitou para orientar os moradores e pedir a colaboração de cada um, mantendo quintais, terrenos e outros locais bem limpos.
A secretária de Saúde, Gabriel Helena de Paula, disse que esteve na Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, acompanhada da referência técnica, Leandra Rosa, e da coordenadora de campo, Alessandra Rezende, da Vigilância Epidemiológica Municipal, para discutir o caso. A informação passada é que não existe um inseticida para os escorpiões. A sugestão apresentada é manter a limpeza e criar galinhas aonde houver quintais, elas comem escorpiões. Em caso de picada a vítima dever procurar o Pronto-Socorro o mais rápido o possível.




