“Fumacê” não extermina pernilongos, informou a GRS/Leopoldina

A Prefeitura Municipal emitiu uma nota oficial através do site institucional sobre a proliferação dos pernilongos que há mais de um mês atormenta a população de Recreio. Segundo a divulgação, em contato com a referência técnica de endemias da Gerência Regional de Leopoldina “GRS” a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a informação de que o “fumacê” não extermina os pernilongos “Culex quinquefasciatus”.

muricoca_como_acabar_80-1583531

Em conversa com a secretária de Saúde, Gabriela Helena de Paula, ela disse que em reunião (foto abaixo) com o técnico em endemias da GRS, Ricardo Grilli, acompanhada da referência técnica, Leandra Rosa, e da coordenadora de campo, Alessandra Rezende, da Vigilância Epidemiológica Municipal, recebeu a orientação para não utilizar o “fumacê” no combate aos pernilongos, pois, o produto utilizado para eliminar o Aedes aegypti não traria resultados e ainda poderia deixar os mosquitos mais resistentes aos inseticidas utilizados na dedetização.

1

Há mais de um mês a população recreiense vem sofrendo com a infestação destes mosquitos ao cair da tarde e durante toda a noite. O mesmo caso já foi registrado em várias cidades. A proliferação do Culex se dá devido à falta de chuvas, ao baixo nível de água nos ribeirões e córregos e a alta concentração de matéria orgânica no ambiente.

A orientação para combater os pernilongos é a participação popular dentro de casa com medidas de proteção individual, como: mosquiteiros, instalação de telas nas janelas/portas, uso de repelentes de longa duração, eliminação de recipientes que possam servir de criadouros e outros.

O comunicado da Prefeitura informou ainda que ações de combate ao Aedes estão sendo desenvolvidas periodicamente através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica com mutirões de limpeza, orientações à população, tratamento focal e UBV Costal, em locais estratégicos do Município. Ao final da nota o administração municipal lamentou os tormentos que todos estão passando com os pernilongos.

Equipe da epidemiologia em ação contra o Aedes.
Equipe da epidemiologia em ação contra o Aedes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *