O grupo de teatro “Teatrando por Aí”, de Florianópolis (SC), estreou nesta segunda-feira (28) a turnê nacional da peça sobre Clarice Lispector, “O ovo, a galinha e a máquina de escrever”. As apresentações aconteceram na E.M. Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz.
Escrita pela atriz e dramaturga Marina Monteiro, a peça é o quinto espetáculo autoral da trupe de catarinense e usa do humor, do amor, da dor e também de filosofia para homenagear a escritora. “Meu desejo é que essa peça desperte o brincante que tem em cada um de nós e que nos faça querer dançar com as palavras”, revela Marina. Para ela, o universo literário e biográfico de Clarice proporciona esse território do brincar com muita maestria. “Acredito que essa peça venha em um momento mais que oportuno. Levar teatro para escolas públicas nesse momento do país é um grande movimento. E levar uma peça que homenageia uma autora mulher brasileira, um movimento mais que necessário. Poesia, brincadeira, corpo e arte da palavra no chão da escola pública, para que juntos possamos compartilhar a grandiosidade da criação de uma mulher que é nosso patrimônio literário e merece lugar de destaque”. A peça é voltada para o púbico infantil, entre 6 e 11 anos, e tem duração de 45 minutos.
Em Recreio, a apresentação em duas sessões contou com a participação de estudantes do ensino fundamental I das escolas, E.M. Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz e E.M. João Damasceno Ferreira.
“Teatrando Por Aí” é formado por Eder Schmidt, Marina Monteiro e Raquel Stüpp, graduados no curso de Artes Cênicas da UDESC. O grupo conta com patrocínio da Brookfield Energia Renovável, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.
Confira as próximas apresentações do “Teatrando por Aí”
Leopoldina
- 29 de outubro, terça-feira
- Local: Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira
- Horários: 8h, 9h, 13h15 e 14h15
Cataguases
- 30 de outubro, quarta-feira
- Local: Escola José Soares Gonçalves
- Horários: 9h, 10h, 13h30 e 14h30
Laranjal
- 31 de outubro, quinta-feira
- Local: C.E.M Norberto Berno
- Horários: 10h e 13h
Sinopse
“O ovo, a galinha e a máquina de escrever”, é uma grande brincadeira e uma grande dança pelo universo de Clarice Lispector, com direito à filosofia, humor, dança de galinha, dor de amor, nascimento, morte, ovo, palavra, tempo e lá vai. Que ao começar o trabalho, estejamos sempre todos preparados para errar, porque é o erro muitas vezes o nosso caminho. Com esse parafraseio da mestra, convidamos para errarmos juntos, com a alegria de quem brinca e ainda acredita na poesia, no afeto e na vida humana compartilhada; com a alegria de quem não cansa de se perguntar: quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?