Justiça Eleitoral orienta dirigentes partidários de Argirita, Leopoldina e Recreio

Na tarde de ontem (20), o Juiz Eleitoral, Dr. Gustavo Vargas de Mendonça; ao lado da Promotora Eleitoral, Drª. Lúcia Helena Dantas da Costa e da Chefe do Cartório Eleitoral, Márcia Marinato Locha; reuniram-se com os dirigentes partidários das cidades sob jurisdição da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina (Argirita, Leopoldina e Recreio).

Promotora, Juiz e Chefe do Cartório.
Promotora Eleitoral, Juiz Eleitoral e Chefe do Cartório, da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina.

O objetivo da reunião, realizada no Colégio Imaculada Conceição, foi passar orientações sobre o processo eleitoral deste ano, quanto ao registro de candidaturas, prestação de contas, propagandas e também responder aos questionamentos dos dirigentes.

Os dois blocos partidários de Recreio que estão sendo organizados para concorrer à eleição de 2 de outubro estiveram presentes, inclusive, o pré-candidato a prefeito da oposição, Zé Maria Barros, presidente do diretório municipal do PSB. O bloco da situação, com o atual prefeito Oninho, como pré-candidato à reeleição, esteve presente com dirigentes.

reuniao_justiça_eleitoral (4)
Público presente, com dirigentes do bloco da situação de Recreio ao fundo.
reuniao_justiça_eleitoral (5)
Público presente, com dirigentes e o pré-candidato do bloco da oposição de Recreio ao fundo.

A primeira explanação foi da Chefe do Cartório Eleitoral, Márcia Marinato Locha, informando os aspectos técnicos, como prazos, documentações, prestação de contas, entre outros assuntos do setor. “A partir de 1º de agosto, o Cartório estará funcionando até às 19h e que a partir de 15 agosto, os prazos serão peremptórios e contínuos, correndo em cartório ou secretaria, não se suspendendo aos sábados, domingos ou feriados”, completou Márcia.

Na sequência, Dr. Lúcia Helena Dantas da Costa e Dr. Gustavo Vargas de Mendonça, falaram sobre a propaganda eleitoral no rádio, na televisão, internet e jornais, além dos cuidados que os candidatos devem ter em comícios e diversas ações na campanha eleitoral, de modo a evitar problemas judiciais.

Durante os seus comentários, a Promotora, Dr. Lúcia, demonstrou preocupação com eleições limpas, sem ocorrências de crimes eleitorais, principalmente, quanto às difamações e injúrias, previstas nos artigos 323, 324, 325 e 326 do Código Eleitoral, muito comum em municípios de pequeno porte. O Juiz Eleitoral, Dr. Gustavo, disse que “é importante os candidatos buscarem uma assessoria jurídica que oriente em diversos aspectos e evite ações que possam comprometê-los. A intenção da Justiça Eleitoral é atuar de forma preventiva, proporcionando um processo justo, é isso que a sociedade está reivindicando”, completou.

Após as convenções para a escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, e também as coligações partidárias, que já podem ser realizadas desde o dia 20 de julho e com prazo final para dia 5 de agosto, uma nova reunião será agendada.

13820473_1356890271005466_576588749_n
Público presente na reunião com a Justiça Eleitoral.

 

Com informações e fotos: O Vigilante Online e Jornal Leopoldinense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *