Os quatro dias da folia recreiense contagiaram a cidade com um misto de alegria e emoção. Na avaliação do prefeito municipal, Zé Maria Barros, “um Carnaval que Recreio merece”.

Ao todo 6 bandas (A Positivo, Laura Limma, Sambaxada, Suado Pancadão, Chapas do Brasil e Dayanne Winits), 13 blocos de rua espalhados por vários bairros, a manifestação cultural do Mineiro- Pau e a tradicional escola de samba ERUS em seu 55º desfile, fizeram a festa de turistas e recreienses.
Em 2017, o misto de alegria e emoção foi garantido pelos blocos Estação Deguste Kids e Papelzinho Higiênico, voltado para o público infantil, que estrearam no Carnaval; pelo Fla-Folia; Turma do Funil; Amigos do Alto; Bloco do Bem; IEY; Mandioca; Piranhas; Ratos da Praça; Caminha Alcoológica; Águia de Ouro; e pelo decano dos grupos carnavalescos de Recreio, o Preocupados de Souza “Papel Higiênico”, completando 50 anos. A ERUS levou para a avenida o samba “Nem mesmo a dor” e atingiu a marca de 55 carnavais.
Durante os quatro dias a festa na Praça dos Ferroviários foi monitorada por uma equipe de segurança composta de 15 profissionais contratados pela Prefeitura e mais o efetivo da Polícia Militar de Minas Gerais.
A avaliação do prefeito foi transmitida por meio de rede social. “Um Carnaval que Recreio merece”, assim afirmou Zé Maria Barros, que participou ativamente da folia.

É de um prefeito assim q o povo de Recreio precisava, comprometido com a cidade. O carnaval foi perfeito! Os seguranças garantiram, juntamente com a polícia, a paz. Parabéns Zé Maria, você sim, ama e vive Recreio!