SAAE começa recuperar 1 milhão de litros de água/mês que eram desperdiçados na ETA

Desde 1967 o Serviço Autônomo de Água e Esgoto “SAAE” desperdiçava entorno de 50 mil litros de água por dia na Estação de Tratamento de Água “ETA” com a limpeza dos filtros, dando um total de 1 milhão e 500 mil litros por mês. Após tomar conhecimento deste sistema o diretor José Augusto de Souza Filho “Dutinha” projetou o reaproveitamento desta água e nesta semana ela começou a ser recuperada.

Equipe trabalhando próximo a bomba d'água.
Equipe trabalhando próximo a bomba d’água.

Segundo o diretor, o desperdício funcionava da seguinte maneira: “todos os dias são realizadas as limpezas dos filtros da ETA que tornam a água potável para serem distribuídas na cidade e este processo gasta entorno de 50 mil litros/dia. Ao final da tarde esta água era eliminada no Ribeirão dos Monos, logo abaixo da Estação de Tratamento de Esgoto “ETE”. Com a obra que projetamos, em parceria com a Prefeitura Municipal, a água agora cai no poço próximo a bomba d’água e retorna para a ETA por meio do bombeamento”, disse.

A ideia visa amenizar os problemas causados pela falta de chuvas constantes. Há aproximadamente 15 dias um açude foi cedido por um produtor rural logo acima do manancial na tentativa de melhorar o nível do reservatório. Desde setembro, a cidade entrou em situação de emergência e adotou o racionamento no abastecimento de água.

O sistema de reaproveitamento da água de lavagem dos filtros já está em funcionamento.

Obra do reaproveitamento da água.
Obra do reaproveitamento da água.

One thought on “SAAE começa recuperar 1 milhão de litros de água/mês que eram desperdiçados na ETA

  1. Beatriz Santos Reply

    Perfeito e essa limpeza é exatamente a manutenção q tem q ser periódica . Ainda não entendi pq não se constrói um reservatório na direção da água cedida . Assim teríamos um reservatório perto de onde tem mta água , que funcionaria nesses dias de estiagem e cá pra nós , o reservatório atual está uma vergonha . É necessário uma reforma no mínimo . Para quebrar um galho agora , foi bola dentro . Mas e se não tivesse encontrado a água ? Estaríamos como estávamos , né ? Falo pq tenho conhecimento dessa causa e espero sinceramente q além do que já foi dito , o reflorestamento é indispensável . Gente , planta bambu por eqto … até qdo meu Deus ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *