Mais de 4,6 milhões de pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada “BPC” têm direito a desconto na tarifa de energia elétrica. A redução no valor da fatura pode chegar a 65% e é garantida pela Tarifa Social de Energia Elétrica, mas nem todos sabem dessa vantagem. Hoje, apenas 383 mil solicitaram a dedução, conforme dados da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social.
O número é considerado baixo pelo diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais do Ministério da Cidadania, André Veras, mas importante. “Acreditamos que muitos desconhecem o benefício, mas ele é um direito dos beneficiários e contribui para reduzir as despesas no orçamento das famílias”, ressalta.
Para solicitar o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica, o beneficiário do BPC ou alguma pessoa da família deve procurar um posto de atendimento da companhia de energia elétrica da região. É preciso ter em mãos o cartão do BPC, um documento de identificação – como o CPF ou a Carteira de Identidade -, e a última conta de luz. A partir daí a companhia elétrica irá verificar se o BPC está ativo e se o beneficiário é um cliente residencial. A redução na conta de luz varia de acordo com o consumo mensal de cada família, indo de 10% a 65%, até o limite de 220kWh, conforme a tabela abaixo:
O que é o BPC?
O BPC é um benefício de um salário mínimo por mês pago para idosos a partir de 65 anos e deficientes de qualquer idade que comprovem baixa renda. Já a Tarifa Social de Energia Elétrica também contempla todas as famílias inscritas no Cadastro Único com dados atualizados e renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo.
Com informações: MDS.