A situação da dengue em Cataguases é preocupante. Dados da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, apresentaram 185 notificações suspeitas da doença, com 38 casos confirmados e um óbito registrado.
Conforme informações, os bairros mais afetados são: Paraíso, Thomé, Bandeirantes, Bom Pastor e Centro. As informações foram dadas ao Site do Marcelo Lopes por Amanda Silva de Souza Penha, coordenadora daquele setor.
Por conta da pandemia do novo coronavírus o trabalho de campo contra a Dengue, Zika e Chikungunya que é realizado pelos agentes de endemias ficou restrito às áreas descobertas de domicílios, tais como a frente, as laterais, quintais e terrenos. A medida cumpre determinação do Ministério da Sáude a fim de evitar os riscos de transmissão do novo Coronavirus (Covid 19). A visita não pode acontecer nem mesmo em área externa, caso o responsável pelo domicílio tenha idade superior a 60 anos, explica a Coordenadoria de Vigilância em Saúde.
As equipes de Vigilância em Saúde e Núcleo de Controle de Endemias, conta Amanda, registraram a ocorrência de um significativo aumento de notificações de Dengue em todo o município, nos últimos dias. Por isso, os responsáveis pelo trabalho de combate ao Aedes aegypti reiteram o apelo à população que, estando agora mais tempo em casa, aproveite para eliminar água parada e ajude a eliminar potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue. A melhor maneira de fazer isso é manter o quintal limpo, livre de água parada, bem como as calhas e lajes, e não esquecer de monitorar os depósitos de água que estejam dentro de casa.
Em dez dias, Minas Gerais registrou 5.161 mil novos casos prováveis (confirmados e suspeitos) de dengue. Um aumento de 11% em relação ao período anterior. O dado consta em balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) na noite de quinta-feira, 24 de abril. Mesmo com as atenções voltadas para o combate à Covid-19, a orientação da SES é não se descuidar do mosquito Aedes aegypti.
Com informações: Site do Marcelo Lopes.